Para amenizar a expectativa de muitos brasileiros, em primeiro lugar, é preciso explicar que neste mês será retomado o pagamento do Auxílio Gás.
Se você não está familiarizado com o tema, saiba que se trata de um benefício instituído pelo governo federal, que repassa um determinado valor para ajudar a compor o preço do gás de cozinha. Logo adiante trazemos mais detalhes a respeito deste benefício.
Uma grande questão levantada por muitos beneficiários do Auxílio Brasil, é se o subsídio, também conhecido por vale gás, pode ser recebido ao mesmo tempo em que é feito o repasse do programa social.
E vamos te explicar exatamente esse ponto.
Quem recebe Auxílio Brasil pode receber o Auxílio Gás?
Sim! De acordo com o Ministério da Cidadania, é possível ter acesso aos dois benefícios ao mesmo tempo.
No entanto, cabe ressaltar que isso não é uma regra, ok? Afinal, não são todos os beneficiários do programa que recebem também o subsídio para a compra do gás de cozinha.
Fique tranquilo, que vamos te explicar direitinho.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
O programa é voltado para as famílias com registro ativo e atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional.
Ainda mais, são contempladas as famílias que tenham entre seus membros, residentes no mesmo domicílio, quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Entretanto, como não há orçamento para realizar o pagamento a todos os que se encaixam nos critérios, ficou estabelecido um critério de concessão preferencial às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Além disso, ainda nos primeiros 90 dias a prioridade é para beneficiários do Auxílio Brasil com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família.
Qual será o valor em abril?
O Vale Gás repassa ao cidadão um valor referente a 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. No último pagamento, o valor ficou em R$ 50.
Assim, é preciso aguardar a média de abril para saber exatamente o valor que será creditado.
Número de beneficiários
O pagamento de fevereiro do Auxílio Gás contemplou cerca de 5,5 milhões de famílias.
Como se pode observar, não são todas as famílias do Auxílio Brasil que recebem esse benefício, já que em março, o número total de pessoas atendidas pelo programa social chegou a 18,02 milhões.
Para este mês ainda não se tem conhecimento do número total de pessoas contempladas com o vale gás.
Por fim, vale lembrar que não foram aplicados repasses em março, pois a lei determina que os pagamentos do Auxílio Gás sejam feitos a cada 2 meses.
Leia ainda: Aplicativo Cadastro Único é lançado para facilitar o acesso a programas sociais