O Brasil 123 tem mantido você atualizado a respeito do Auxílio Gás. Para quem está chegando agora e ainda não está familiarizado, este é um subsídio repassado pelo Governo Federal para ajudar na compra do gás de cozinha das famílias em vulnerabilidade social.
Qual o valor? Como é feito o pagamento? Essas e outras informações você vai encontrar na continuidade deste artigo.
Quem recebe o Auxílio Gás?
Cabe mencionar que em dezembro de 2021 os pagamentos foram iniciados para um grupo prioritário. A saber foram os moradores de regiões afetadas pelas chuvas na Bahia e Minas Gerais.
Dito isso, cerca de 5,4 milhões de famílias beneficiárias do Auxílio Brasil começaram a ter os repasses do subsídio aplicados pela Caixa Econômica Federal nesta terça-feira (18).
Como já foi veiculado em nosso portal, neste mês o Auxílio Brasil contempla 17,5 milhões de famílias, ou seja, não são todos os beneficiários do programa que recebem o Auxílio Gás. Ainda. Ao menos é o que afirma o Ministério da Cidadania.
De acordo com a pasta, gradualmente serão inseridos novos beneficiários para receber o valor para ajuda na compra do gás de cozinha, até que todos aqueles que estão no Auxílio Brasil recebam esse subsídio.
O valor corresponde ao preço do gás de cozinha?
Não. E essa, aliás, é uma das dúvidas de muitos dos nossos leitores.
Saiba que de acordo com a Lei nº 14.237, de novembro de 2021, e Decreto nº 10.881, de 2 de dezembro de 2021, ficou estabelecido o repasse de um valor que corresponde a 50% da média do preço do gás de cozinha, isto é, do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).
Além disso, o pagamento será aplicado a cada dois meses, e a duração do programa será de 5 anos.
Como é feito o pagamento do Auxílio Gás?
As transferências são realizadas da mesma forma que os repasses do Auxílio Brasil. Sendo assim, o cidadão pode movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem, e pode também realizar compras e pagar boletos.
Ainda mais, os beneficiários que recebem por meio de cartão também podem realizar saques nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes bancários e agências da Caixa.
Cabe ainda ressaltar que a consulta ao benefício pode ser feita pelos aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem, além do telefone 111.
Confira ainda: CAIXA paga hoje Auxílio Brasil de acordo com o NIS; veja se é a sua vez