Neste mês de outubro, o Auxílio Gás será pago a aproximadamente 6 milhões de famílias. Segundo o governo federal, o valor para este mês é de R$112 e segue o valor médio do preço do botijão de 13 quilos, acompanhando os preços fornecidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Anteriormente, o valor pago do Auxílio Gás era a metade do preço do botijão de 13 quilos, contudo, após a aprovação da chamada “PEC Kamikaze”, o governo federal passou a pagar o valor integral do botijão. Contudo, o pagamento integral do Auxílio Gás irá apenas até o fim do ano, em 2023, o valor pago voltará a ser a metade do valor integral.
Nesse sentido, é importante lembrar que o pagamento do Auxílio Gás é realizado a cada dois meses e segue o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil. Dessa forma, como o calendário do Auxílio Brasil foi antecipado, isso significa que o pagamento do Auxílio Gás também foi antecipado neste mês de outubro.
Abaixo, segue o calendário do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás referente ao mês de outubro:
- NIS terminado em 1 – Recebe no dia 11 de outubro;
- NIS terminado em 2 – Recebe no dia 13 de outubro;
- NIS terminado em 3 – Recebe no dia 14 de outubro;
- NIS terminado em 4 – Recebe no dia 17 de outubro;
- NIS terminado em 5 – Recebe no dia 18 de outubro;
- NIS terminado em 6 – Recebe no dia 19 de outubro;
- NIS terminado em 7 – Recebe no dia 20 de outubro;
- NIS terminado em 8 – Recebe no dia 21 de outubro;
- NIS terminado em 9 – Recebe no dia 24 de outubro;
- NIS terminado em 0 – Recebe no dia 25 de outubro.
Nesse sentido, os beneficiários que possuem o NIS com final 5 receberem hoje (18) o pagamento tanto do Auxílio Brasil quanto do Auxílio Gás. O valor pode ser acessado e movimentado através da conta poupança digital Caixa Tem.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
Pessoas que estão inscritas no CadÚnico (Cadastro Único), com renda mensal per capita de meio salário mínimo ou menos, possuem direito ao recebimento do Auxílio Gás. Além disso, o programa social também contempla as famílias que possuem em sua composição pessoas que residem no mesmo domicílio que esteja recebendo o BPC (Benefício de Prestação Continuada), estejam elas ou não inscritas no Cadastro Único.
Nesse sentido, para as as famílias que estão inscritas no Cadastro Único, o pagamento do benefício do Auxílio Gás é feito ao Responsável Familiar. Por outro lado, para as famílias que não estejam inscritas no Cadastro Único e que possuem beneficiários do BPC em seu domicílio, o pagamento é feito ao titular do benefício assistencial ou seu Responsável Legal.
Atualmente, o Nordeste é a região com o maior número de beneficiários, neste mês de outubro, 2,83 milhões de famílias nordestinas receberão o Auxílio Gás. Em seguida, vem o Sudeste, com 1,98 milhão de famílias beneficiadas, região Norte, com 562 mil famílias, Sul, com 392 famílias e Centro-Oeste, com 199 mil famílias.
Em relação aos estados, São Paulo registrou o maior número de famílias beneficiadas, com 813 mil beneficiários, seguido por Bahia, com 730 mil, Rio de Janeiro, com 564 mil, Minas Gerais, com 525 mil, Pernambuco, com 463 mil e Ceará, com 420 mil.