Você sabia que é possível movimentar o auxílio emergencial via Pix?
Desde abril deste ano o governo federal liberou a movimentação do benefício utilizando essa ferramenta.
Para quem ainda não tem muita familiaridade, o Pix é um sistema de pagamentos e transferências instantâneas criado pelo Banco Central (BC) que já é adotado pela maioria dos bancos digitais, bancos tradicionais e Fintechs.
Veja agora como fazer a movimentação do benefício.
Auxílio emergencial via Pix
Para utilizar este recurso na movimentação do saldo do seu benefício, em primeiro lugar é necessário fazer um cadastro da Chave Pix.
E o que é essa chave? Trata-se de uma espécie de identificação do usuário, que pode ser o CPF ou CNPJ, o número do telefone celular ou endereço de e-mail.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os beneficiários do programa Bolsa Família, tanto aqueles que estão recebendo o auxílio emergencial 2021, por ser mais o benefício de maior valor, quanto aqueles que continuam recebendo o valor original, por meio de conta poupança, seguem as mesmas regras para a movimentação do auxílio.
Sendo assim, a partir do momento em que o valor da parcela do auxílio é creditado, os usuários já podem realizar operações com este valor na poupança digital da Caixa.
O saldo que estiver na conta poderá ser usado para realizar pagamentos, compras por meio de cartão de débito virtual ou QR Code e ainda realização de transações através do Pix.
Como regra, o Pix não permitirá transações para contas de mesma titularidade do beneficiário.
Passo a passo para fazer o Pix com o valor do auxílio emergencial
Execute as seguintes etapas:
- Abra o aplicativo Caixa Tem;
- Clique na opção PIX;
- Depois toque em “Vamos lá”;
- Selecione a chave que você deseja cadastrar (ela pode ser o CPF do usuário, uma chave aleatória, telefone ou e-mail);
- Escolha Cadastrar chaves selecionadas;
- Informe a senha do Caixa Tem e aguarde a mensagem de confirmação.
Pagamentos da 5ª parcela do auxílio emergencial
Nesta sexta-feira (20) dois grupos recebem a quinta parcela do auxílio emergencial 2021. A Caixa Econômica Federal realiza o crédito do ciclo 5 para os inscritos no Programa Bolsa Família (PBF) com Número de Identificação Social (NIS) com dígito final 3, e também para os trabalhadores que fizeram a inscrição pelo site ou aplicativo ou que estejam no Cadastro Único, nascidos em janeiro.
O recebimento do auxílio emergencial 2021 é realizado da mesma forma e nas mesmas datas do benefício regular para quem recebe o Bolsa Família.
Para quem recebe por meio da Poupança Social Digital, os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem e na Rede Lotérica de todo o Brasil, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.
No dia 31 de agosto os pagamentos da 5ª parcela serão concluídos para esses dois grupos.
Veja também: Empréstimo do Novo Bolsa Família: Saiba como deve funcionar o crédito consignado