O auxílio emergencial retroativo será pago a mais de 110 mil mulheres chefes de família, devido a um novo reprocessamento de cadastros que foi realizado, com informações mais atuais desse grupo.
Assim sendo, um total de R$ 82,24 milhões representa a somatória destes pagamentos, uma vez que os recebimentos serão de forma retroativa a todas as parcelas a que têm direito as pessoas contempladas.
O ministro da Cidadania, João Roma, havia sinalizado de que esses cadastros seriam liberados até essa quarta-feira (4):
“Desde o início da pandemia, o Ministério da Cidadania trabalha no combate a fraudes, garantindo que o pagamento do benefício do governo federal chegue com segurança aos cidadãos que mais precisam. Processo de análise interna levou à suspensão de mais de 600 mil benefícios para avaliação de inconformidades. Entre esses casos, estão 136 mil mães solo, das quais 109 mil já foram desbloqueadas. E elas poderão conferir as informações sobre o desbloqueio entre os dias 3 e 4 de agosto”.
Qual o valor da parcela retroativa?
De acordo com o Ministério da Cidadania, na sexta-feira (dia 6), as mães solo receberão todas as parcelas de R$ 375 a que têm direito, a maior cota do auxílio emergencial 2021, em uma única transferência nas contas sociais digitais.
Já para as mulheres que fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos serão realizados dentro do calendário regular do programa.
Como consultar?
Para conferir se você é uma das mães chefes de família com direito ao recebimento do auxílio emergencial retroativo, basta acessar o site de consulta do Dataprev e preencher o formulário com o seu CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe.
Entenda melhor o auxílio emergencial retroativo dessas mães
As rodadas do auxílio em 2021 estão mais rígidas, e por isso, os pagamentos do benefício passam mensalmente por uma fase de revalidação dos requisitos de elegibilidade.
Dessa forma, de acordo com o governo, ocorreu a suspensão de mais de 600 mil benefícios para avaliação de inconformidades. E dentro destes casos, estão 136 mil mães chefes de família monoparental.
Diante do novo processamento, houve o desbloqueio do benefício para 110 mil mulheres, realizado nesta quarta-feira (dia 4).
Por fim, vale ressaltar que a pasta ainda informou que estão sendo analisados outros 27 mil cadastros, ainda estão em processamento, cuja liberação de beneficiários ocorrerá no próximo ciclo de pagamento do Auxílio Emergencial.
Veja também: Como receber a restituição do imposto de renda se houve mudança da conta bancária?