Nesta última quinta-feira (04) o Ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que o auxílio emergencial pode voltar. Segundo ele, o ministério prevê a volta para metade dos beneficiários que receberam o auxílio em 2020, caso haja o acionamento de “cláusulas necessárias”.
Paulo Guedes fez o pronunciamento ao lado de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), novo Presidente do Senado. O senador foi eleito nesta semana, assim como o novo Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Inclusive, antes da reunião com Rodrigo Pacheco, Guedes conversou com Arthur Lira sobre o protocolo da crise e declarou que estamos preparados para enfrentá-la.
“Temos o protocolo da crise. Se a pandemia nos ameaçar, nós sabemos como reagir“, disse Paulo Guedes.
Auxílio emergencial pode voltar
Em março de 2020, o auxílio foi criado com o intuito de atenuar a crise sanitária do novo coronavírus e ajudar a população mais pobre. Inicialmente, estava previsto que ele ia durar 3 meses e que teria parcelas de R$600. Porém, com a continuação da pandemia, o Governo liberou mais duas parcelas de 600 reais.
Como a pandemia não dava sinais de melhora, em setembro de 2020 o Ministério da Economia e o Governo Federal anunciaram a prorrogação da ajuda por mais 4 meses, contudo com valor de 300 reais. Em dezembro, o benefício terminou. Desde então, o Governo estuda se o auxílio emergencial pode voltar ou não, visto que a pandemia continua e a população necessita de amparo.
No último dia 04, o Ministro disse que “O auxílio emergencial, se nós dispararmos as cláusulas necessárias, dentro de um ambiente fiscal robusto, já mais focalizado – em vez de 64 milhões, pode ser a metade disso, porque a outra metade retorna para os programas sociais já existentes –, isso nós vamos nos entender rapidamente porque a situação do Brasil exige essa rapidez.”
O Ministro finalizou dizendo que o Congresso vai retomar as reformas e ao mesmo tempo a população vai ser imunizada, segundo ele a economia e a saúde andam juntas.
Leia também:
– Abono salarial do PIS será liberado semana que vem, confira
– Entenda o que impede a volta do auxílio emergencial
Acesse o Brasil 123 diariamente para acompanhar a decisão do Governo se o auxílio emergencial pode voltar e quando acontecerá a volta.