Como é sabido, o auxílio emergencial foi concluído no dia 19 de novembro, data em que foi concedida a última liberação de saque aos beneficiários.
No entanto, alguns pagamentos do benefício ainda serão honrados neste mês, de acordo com o Ministério da Cidadania.
Continue a leitura para descobrir quem vai receber e o porquê.
Cota extra do auxílio emergencial
Em primeiro lugar, é importante esclarecer que esse novo lote de pagamento não se trata de uma prorrogação do benefício, pois, como já frisamos, o auxílio emergencial foi encerrado. Sendo assim, o pagamento não vai para todos os beneficiários que recebiam o auxílio.
Dessa forma, saiba que esses pagamentos que ainda serão realizados são para os beneficiários que tiveram o auxílio bloqueado nas parcelas 6 e 7, que entraram com pedido de contestação e tiveram resposta positiva para esse procedimento.
Contudo, apesar da previsão de créditos ser até o dia 30 de novembro, não existe uma data limite exata para os pagamentos de todos, uma vez que isso é definido caso a caso. Então, para saber com precisão, é preciso realizar uma consulta para avaliar o status do seu benefício.
Como consultar o benefício pelo CPF?
Para ter acesso à situação do seu benefício, vale realizar a mesma consulta liberada ao longo do programa, através do site da Dataprev.
Para tanto, no formulário apresentado informe os seus dados pessoais, tais como nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe.
Ainda é possível entrar com pedido de contestação?
Não. O prazo para a última oportunidade de contestar foi aberto pelo Ministério da Cidadania no dia 18 de outubro, quando foi divulgado um novo lote de aprovados para receber a última parcela do benefício. Como o prazo máximo era de 10 dias úteis, a data limite foi 28 de outubro.
Diante desse cenário, alguns beneficiários consideram recorrer à Justiça, por meio da Defensoria Pública da União (DPU).
Qual o prazo para sacar o auxílio emergencial?
A saber, neste ano o prazo passou a ser de 4 meses, ou seja, 120 dias, que são contados a partir do recebimento do crédito da parcela do auxílio emergencial.
Passado o período de saque, caso não haja nenhuma movimentação no aplicativo Caixa Tem, o valor retorna aos cofres da União, conforme é previsto no Decreto Nº 10.661 que regulamenta o Auxílio Emergencial 2021.
Como realizar o saque?
Uma das opções para ter acesso ao benefício em espécie é através das casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Para tanto, é necessário gerar o código de saque pelo aplicativo Caixa Tem.
- Faça o login no app Caixa Tem;
- Selecione a opção “Saque sem Cartão”;
- Clique em “Gerar código de saque”;
- Informe o valor desejado;
- Informe a sua senha do Caixa Tem;
- Confirme a operação.
Feito isso, apresente o código gerado aos atendentes das casas lotéricas e correspondentes. Vale destacar que esse código tem validade de uma hora.
No entanto, saiba que também é possível realizar o saque através das agências da Caixa Econômica Federal.
É preciso apenas que o beneficiário apresente um documento com foto e o Cartão Cidadão. Ainda mais, aqueles que recebem pelo Bolsa Família, também podem apresentar o cartão do programa social.
Confira também: Cartão de Crédito Caixa Tem está DISPONÍVEL! Veja como contratar