A Caixa Econômica Federal segue o calendário de pagamentos, e hoje recebem o benefício os nascidos em dezembro, fora do programa Bolsa Família. Com este pagamento, chega ao fim o primeiro ciclo, e sendo assim, os beneficiários todos receberam a primeira de quatro parcelas do auxílio.
O dinheiro pode ser utilizado para pagamento de contas e compras utilizando o cartão de débito virtual e via QR Code em maquininhas através do aplicativo Caixa Tem, mas o saque fica disponível apenas no dia 17 de maio.
Ainda nesta quinta (29) ocorrem os pagamentos para quem recebe o Programa Bolsa Família (PBF) que possuam o Número de Identificação Social (NIS) com final 9. Esses beneficiados podem sacar diretamente o dinheiro nos últimos dez dias úteis de cada mês, com base no dígito final NIS.
Formato reduzido em 2021
O auxílio emergencial de 2021 vem com formato reduzido se comparado a 2020, tanto em valor como público alcançado. Agora foram R$43 bilhões enquanto que no ano passado foram R$293 bilhões. Em termos de público, para este ano foram 45,6 milhões de pessoas alcançadas sendo que em 2020 foram 68 milhões.
Apesar do formato reduzido, segundo avaliação dos pesquisadores o efeito geral foi positivo comparado com a renda antes da pandemia, e agrega mais 19% de renda para mulheres e 17% de renda para homens.
Prazo de Contestação vai acabar
Para aqueles que tiveram o auxílio emergencial negado, dependendo do motivo é possível solicitar a contestação. É importante estar atento ao prazo que vai até o dia 1º de maio.
Existem motivos que são inelegíveis para a contestação e vale confirmar se você não se encaixa em um destes motivos.
Veja mais detalhes: Prazo para contestar Auxílio Emergencial negado está encerrando
Pagamentos do 2º ciclo serão antecipados?
Conforme o calendário atual, os pagamentos terão continuidade através do segundo ciclo com início para os nascidos em janeiro e pagamento acontecendo no dia 16 de maio para os beneficiários do auxílio emergencial. Com isso, a liberação para saque ocorre no dia 8 de junho.
Para quem faz parte do Programa Bolsa Família o início acontece para aqueles que possuem cartão NIS de final 1 no dia 18 de maio.
Entretanto, podem ocorrer alterações, antecipando o pagamento, como informou o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães: “A partir da avaliação do pagamento deste primeiro ciclo, poderemos também antecipar os pagamentos dos ciclos 2, 3 e 4. Será como foi feito agora, onde primeiro publicamos o calendário, vimos como foi a dinâmica do pagamento, percebemos que estávamos indo bem e, aí, antecipamos”.
Para acompanhar todas as atualizações nas datas confira o calendário completo:
Auxílio emergencial – Calendário
Posso ter o auxílio cancelado?
É evidente que esta nova rodada de pagamentos para o auxílio emergencial está mais rígida, e sendo assim, o governo fará avaliações mensais, durante todos os meses em que o pagamento do auxílio estiver vigente, no intuito de analisar quem continua atendendo às regras do programa.
Em outras palavras, não é necessário ter sido aprovado na DataPrev apenas quando o auxílio emergencial 2021 teve o seu início, mas é preciso passar por todas essas avaliações mensais.
Isso significa que ao longo do processo é requisito continuar atendendo todas as regras já que, por exemplo, um novo emprego com vínculo formal e carteira assinada, morte ou recebimento de pensão, prisão ou recebimento de benefícios trabalhistas e previdenciários causam a anulação do benefício.
A perda pode ocorrer também caso o beneficiário não movimente a parcela dentro de 120 dias, pois após este período o valor volta para a União e não pode ser resgatado.
Leia mais: Veja como identificar aplicativos falsos ao auxílio emergencial