O Programa Auxílio Belo Horizonte, criado pela Lei 11.314/21, tem como objetivo apoiar mais de 300 mil famílias, por meio da concessão de subsídios financeiros de caráter provisório, isto é, um auxílio emergencial, como medida de enfrentamento às consequências sociais e econômicas da pandemia da covid-19.
A saber, a iniciativa temporária contemplará as famílias com 6 parcelas consecutivas de R$ 100. Vale destacar que são quatro diferentes subsídios oferecidos, sendo três deles para famílias em situação de vulnerabilidade e o outro para os estudantes matriculados na Rede Municipal de Educação.
Quem tem direito ao auxílio emergencial de BH?
Têm direito ao benefício as famílias residentes no Município que estejam inscritas ou que tenham requerido inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), até 30 de junho de 2021 e que tenham renda per capita familiar de até meio salário mínimo.
Para saber se a sua família tem direito ao auxílio, você pode acessar o site auxiliobh.pbh.gov.br e consultar se ela é elegível, informando o número do CPF e o primeiro nome do responsável familiar.
Ainda mais, você pode consultar todos os requisitos de quem será contemplado e os valores repassados clicando neste link.
Calendário de pagamento
Os saques podem ser realizados conforme este cronograma:
Mês de nascimento do representante familiar |
Saque em agências da CEF ou lotéricas |
Janeiro e Fevereiro |
13 de janeiro de 2022 |
Março e Abril |
14 de janeiro de 2022 |
Maio e Junho |
17 de janeiro de 2022 |
Julho e Agosto |
18 de janeiro de 2022 |
Setembro e Outubro |
19 de janeiro de 2022 |
Novembro e Dezembro |
20 de janeiro de 2022 |
Como é pago o auxílio emergencial Belo Horizonte?
O pagamento dos subsídios será depositado em conta bancária em nome do responsável pela unidade familiar conforme cadastros prévios dos públicos elegíveis ao Programa, na condição de beneficiário, em seu CPF.
A conta bancária será da Caixa Econômica Federal e funcionará de duas formas:
- Para aqueles que já possuem conta poupança social digital na Caixa, a conta Caixa Tem, o pagamento será realizado por meio do depósito do valor do auxílio nesta conta, de acordo com o cronograma que será divulgado pela PBH. O beneficiário poderá sacar ou utilizar o auxílio da mesma maneira que costuma movimentar as quantias desta conta;
- Para aqueles que não possuem conta poupança social digital na Caixa, a instituição abrirá uma conta poupança social digital em nome do RF da família após a realização da solicitação do pagamento pelo beneficiário no site do Auxílio BH. O depósito do pagamento do auxílio será realizado nas datas informadas no cronograma.
Uma vez com o valor creditado, o beneficiário poderá ter acesso ao auxílio baixando o aplicativo Caixa Tem, através do qual poderá realizar o pagamento de contas, sacar sem cartão ou transferir para outra conta bancária; ou ainda pode comparecer à uma agência da Caixa ou Casa Lotérica portando um documento de identificação com foto e sacar o auxílio, sem a necessidade de realizar cadastros prévios ou emitir cartão.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
Leia também: Bolsa Presença: Auxílio de R$ 150 é repassado a famílias do CadÚnico; saiba onde