Um novo lote do auxílio emergencial que contempla 1.125 trabalhadores foi liberado pelo Governo Federal depois de uma nova análise dos pedidos de contestação apresentados. A saber, o repasse para esse público chega a aproximadamente R$ 204 mil.
Isso ocorre porque mensalmente os CPFs dos beneficiários passam por análises para validar quais são aqueles que permanecem dentro dos critérios de elegibilidade previstos na lei, que autorizem a manutenção do pagamento do auxílio emergencial.
Como saber se você teve o auxílio emergencial liberado?
Pela internet você consegue verificar se está entre os novos contemplados deste lote. Para tanto, basta acessar os resultados que estão disponíveis no site de consulta do auxílio, por meio deste link.
O pagamento dos novos aprovados no auxílio emergencial 2021 acontecerá ao longo das próximas semanas.
Lembrando que o pagamento da nova rodada do programa iniciou em abril e chegará ao fim em outubro, caso não tenhamos uma nova prorrogação do auxílio 2021.
Nova prorrogação
O Ministro da Cidadania, João Roma, não descarta uma nova prorrogação do auxílio emergencial. Tal medida seria uma forma de manter a ajuda aos vulneráveis em decorrência das dificuldades impostas pela pandemia.
“É preciso que haja um esforço do Estado brasileiro para proteger 25 milhões de cidadãos”, defende o ministro.
Esses 25 milhões são aqueles que atualmente recebem o auxílio emergencial e que ficariam de fora do novo programa social no qual o Governo trabalha, o Auxílio Brasil.
Além do ministro, o presidente Jair Bolsonaro também deu uma declaração que foi interpretada como uma possível projeção da prorrogação ainda em 2021.
“Temos que trabalhar sim, para atender a esses que ainda não retornaram ao mercado de trabalho. O Brasil é grande e próspero. Temos um país rico e podemos atender aos mais necessitados por mais algum tempo e, pedimos a Deus que essa pandemia se vá logo embora e todos nós possamos voltar à normalidade”.
Veja também: Imposto de Renda: Último lote da restituição sai AMANHÃ