Diante das inúmeras informações que são lançadas todos os dias a respeito do Auxílio Emergencial 2021 e do Programa Bolsa Família (PBF) pode ser difícil acompanhar e ficar por dentro de todos os acontecimentos. Sendo assim, este artigo traz um resumo das principais notícias da semana para que você fique atualizado.
É o Brasil 123 levando sempre informações relevantes para você!
Calendário de pagamentos da semana
Nesta semana os pagamentos da terceira parcela do auxílio emergencial foram realizados para os trabalhadores fora do Bolsa Família:
- Nascidos em setembro: no dia 27 de junho;
- Nascidos em outubro: no dia 29 de junho;
- Nascidos em novembro: no dia 30 de junho;
- Nascidos em dezembro: no dia 30 de junho.
Foram realizados também os pagamentos da terceira parcela do auxílio emergencial para os inscritos no Bolsa Família com:
- NIS final 8: no dia 28 de junho;
- NIS final 9: no dia 29 de junho;
- NIS final 0: no dia 30 de junho.
Calendário de saques da semana
Teve início a etapa de liberação dos saques em dinheiro da terceira parcela do auxílio emergencial:
- Nascidos em janeiro: no dia 1º de julho;
- Nascidos em fevereiro: no dia 2 de julho.
R$ 7 bi de fraudes no auxílio emergencial
O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário, em entrevista para a TV Brasil na segunda-feira (28), declarou que o trabalho efetivo da CGU identificou fraudes no auxílio emergencial, permitindo que a União economizasse o montante de R$ 7,1 bilhões nos pagamentos indevidos.
Esse número foi calculado mediante a estimativa do valor de pagamentos e beneficiários que foram suspensos pelo Ministério da Cidadania.
O ministro explicou que são realizados diversos cruzamentos de bases de dados para detectar as fraudes no pagamento do auxílio emergencial: “Nós tínhamos basicamente três grandes grupos que estavam no auxílio emergencial, um era o pessoal do Bolsa Família, o outro era o pessoal do Cadastro Único do governo, ou seja, estão vinculados a outros programas, mas não ao Bolsa Família, e também quem se cadastrou junto à Caixa Econômica Federal tendo a necessidade de recebimento deste recurso. Nós passamos a cruzar essas bases de dados com diversas outras bases”, explicou.
106 mil novos beneficiários
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Cidadania, o auxílio emergencial 2021 vai ser pago a mais 106.011 trabalhadores que foram considerados elegíveis após um novo processamento de dados que foi realizado.
Importante ficar atento à essa informação, para quem não teve a solicitação aprovada, o prazo para contestação vai até esse sábado (3).
Novo Bolsa Família
O Governo Federal trabalha com a expectativa de levar o novo Bolsa Família para aproximadamente 17 milhões de brasileiros, ou seja, mais de 2 milhões de pessoas chegariam ao programa novo.
De acordo com o Ministério da Cidadania, atualmente o Bolsa Família chega na casa de 14,7 milhões de brasileiros. Contudo, é bom lembrar que cerca de 10 milhões deles estão usando os pagamentos do auxílio emergencial. Entretanto, quando o programa emergencial chegar ao fim, eles voltam automaticamente para o benefício anterior.
Sendo assim, quais seriam esses novos inscritos? Como não há nada oficializado em relação ao novo programa, poderiam ser apenas os cidadãos que estão neste momento na fila de espera para entrar no projeto em questão, ou ainda, como já divulgado anteriormente, pela mudança pretendida para a faixa de renda que serve como requisito de participação no programa.
Antecipação da 4ª parcela do auxílio
No dia 15 de junho foi oficializada a antecipação da terceira parcela do auxílio emergencial 2021, e nessa mesma ocasião, em apresentação oficial da Caixa Econômica Federal, o presidente do banco, Pedro Guimarães, confirmou que a 4ª parcela também seria alvo de antecipação do calendário.
“É muito claro que vamos acabar antecipando o 4º ciclo também, naturalmente, mas vamos fazer isso daqui algumas semanas”. Dessa forma, temos a confirmação da antecipação, porém, as datas ainda não estão determinadas, uma vez que ainda estamos com o 3º ciclo em andamento.
O presidente da Caixa também explicou que a antecipação da 4ª parcela ocorrerá apenas para aqueles trabalhadores que estão fora do Bolsa Família, porque este programa segue sempre nos 10 últimos dias de cada mês. Assim sendo, ele declarou na ocasião: “O 4º ciclo do auxílio emergencial para quem recebe Bolsa Família, será no dia 19 de julho até o dia 30 de julho”.
Documentos falsos para o auxílio
A Polícia Federal deflagrou na quarta-feira (30) uma operação que foi nomeada por “Reborn”, para combater crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e confecção de documentos com dados falsos. Ao todo, foram executados 13 Mandados de Busca e Apreensão em cinco cidades mineiras, três paulistas, duas catarinenses e em uma capixaba. Cerca de 70 policiais e servidores públicos participaram da ação.
As investigações apontaram que documentos falsos foram usados pelos suspeitos no esquema de solicitação do Auxílio Emergencial.
Bolsonaro confirma mais 3 parcelas
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na última quinta-feira (1º) que o auxílio emergencial concedido pelo governo federal aos vulneráveis devido à pandemia de covid-19 pode ser renovado por até três meses.
“Mais dois, três meses”, disse Bolsonaro ao responder a uma pergunta sobre a possível renovação do auxílio durante a sua transmissão de pronunciamento semanal ao vivo pelas redes sociais.
Na apresentação dessa semana o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães também estava presente, e a pergunta realizada por áudio sobre a possível prorrogação do auxílio emergencial foi direcionada para Guimarães, e quando ele iniciou a resposta, o presidente Bolsonaro indicou em gestos o número 3.
Pedro Guimarães explicou que estava sendo iniciada a etapa de saques de mais uma parcela, e o presidente Bolsonaro finalizou o assunto, indicando ser prorrogado por “Mais dois, três meses”.
estou com o serasamais não tenho dinheiro para as míseras continha por isso sou impedida de pegar cartão de crédito e justo isso?