A Prefeitura de Poços de Caldas (MG) lançou o programa ‘Recupera Poços’ com o objetivo de ajudar a população que foi afetada pela pandemia e apoiar a recuperação econômica do município. Assim, será ofertado para as pessoas que ficaram desempregadas na pandemia o Auxílio Emergencial Municipal.
O benefício contempla 3 parcelas no valor de R$300 cada, oferecidas a todos aqueles que cumprirem os pré-requisitos estabelecidos. Para tanto, um cadastramento será iniciado na próxima quinta-feira (15) e segue até o dia 22 de julho.
Quem tem direito ao auxílio de Poços de Caldas
Têm direito as pessoas que perderam vínculo empregatício, registrado em Carteira de Trabalho a partir de abril de 2020. Elas não podem estar recebendo seguro desemprego e só é contemplada a pessoa que ainda não tenha conseguido a recolocação formal no mercado de trabalho, ou seja, que ainda esteja desempregada.
A pessoa precisa obrigatoriamente residir em Poços de Caldas e comprovar a residência no município com uma conta de luz no nome do beneficiário ou cônjuge, que será rigorosamente verificada pela equipe, sendo que, qualquer irregularidade detectada ocasionará imediatamente a anulação do auxílio ao requerente.
Caso a pessoa consiga a recolocação no mercado de trabalho, após ter recebido alguma das parcelas, ela deverá comunicar a Prefeitura para a interrupção do pagamento do auxílio, sob pena de responsabilidade criminal.
Como se cadastrar para o auxílio de Poços de Caldas
O cadastramento poderá ser realizado de forma presencial em Poços, em dois pontos do município:
- CENTRO | URCA (Acesso principal) | Praça Getúlio Vargas, S/nº – Centro
- ZONA SUL | PMJ João Monteiro (antigo SESI) | Av. Alcoa, 1.540 – Jd. Paraíso
Os atendimentos presenciais serão realizados das 8h30 às 17h30, e os solicitantes deverão apresentar um documento pessoal com foto, Carteira de Trabalho (CTPS) física ou digital, Conta de Luz (em nome do beneficiário ou cônjuge) e preencher o formulário que será disponibilizado no atendimento.
O cadastro será feito de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento de cada pessoa, conforme o seguinte cronograma:
- Nascidos em janeiro e fevereiro – dia 15 de julho;
- Nascidos em março e abril – dia 16 de julho;
- Nascidos em maio e junho – dia 19 de julho;
- Nascidos em julho e agosto – dia 20 de julho;
- Nascidos em setembro e outubro – dia 21 de julho;
- Nascidos em novembro e dezembro – dia 22 de julho.
Se necessário poderá ser solicitada a conferência dos documentos para validação dos dados presencialmente ou até mesmo se preciso for, serão desenvolvidas visitas para análise de comprovação de residência.
Como será realizado o pagamento
Os pagamentos serão realizados pela Prefeitura por meio da Caixa Econômica Federal. Após o cadastro, a instituição financeira realizará um levantamento para verificar as pessoas que já possuem contas digitais no banco e para aquelas que ainda não possuírem, será feita a abertura de forma gratuita para a retirada do auxílio.
As datas dos créditos serão divulgadas nos próximos dias.
Leia ainda: Auxílio Emergencial: Quando começa o pagamento da 4ª parcela? Consulte o calendário
Eu tive convidado e ninguém me da serviço vivo de bicos