No estado do Paraná, a Prefeitura de Maringá iniciou a segunda fase do cadastro para o auxílio emergencial chamado “Cuida Maringá”. Em maio, o auxílio já beneficiou cerca de 4 mil famílias. O prazo de inscrições para essa nova fase finaliza nesta segunda-feira (12).
O Cuida Maringá Auxílio Emergencial é uma ação de apoio às famílias maringaenses em situação de vulnerabilidade social. O auxílio faz parte do pacote de ações emergenciais da Prefeitura de Maringá para amparar a vida e apoiar a economia.
Quem pode se cadastrar?
Poderão receber o auxílio:
- Pessoas que possuam registro como MEI – Microempreendedores Individuais;
- Pessoas que estejam desempregadas e sem renda;
- Famílias de trabalhadores ambulantes do comércio informal e demais que possuam cadastro no sistema de apoio ao comércio ou prestação de serviços ambulantes;
- Famílias de artesãos devidamente cadastradas e com residência no Município de Maringá.
É necessária a comprovação atualizada de que não tem registro de trabalho formal no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) ou base do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
E quanto aos trabalhadores ambulantes do comércio informal, são aqueles que possuem cadastro no sistema de apoio ao comércio no município de Maringá ou prestação de serviços ambulantes, não sendo preciso estar cadastrado no Programa Bolsa Família (PBF).
Quem não pode receber?
Não terá direito ao auxílio:
- Quem recebeu o Auxílio Maringá Emergencial na primeira fase;
- Quem foi contemplado pelo auxílio emergencial destinado aos profissionais do setor de eventos;
- Titular de benefício previdenciário ou assistencial ou é beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal;
- Quem exerce, a qualquer título, cargo, emprego ou função pública em quaisquer das esferas de governo;
- Quem não é residente de Maringá;
- Quem tem idade inferior a 18 anos, salvo casos de mães chefes de família;
- Caberá à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) emitir parecer favorável ou não do solicitante para recebimento do Auxílio Emergencial Maringá.
Valor
O auxílio “Cuida Maringá” corresponde ao valor de R$ 600 e será repassado em 3 parcelas de R$ 200.
Como realizar a inscrição?
As inscrições serão realizadas apenas por meio do Portal do Programa Cuida Maringá, e apenas aqueles que não tenham acesso à internet devem procurar o CRAS mais próximo de sua residência.
Pagamentos
O pagamento será realizado por transferência bancária identificada pela Caixa Econômica Federal.
Veja também: Auxílio Emergencial: Caixa libera os SAQUES da 3ª parcela; veja quem tem direito hoje