Em julho, o Governo Federal divulgou o Decreto 10.740 que determina o pagamento do auxílio emergencial 2021 por mais três meses. Dessa forma, ao invés de ter sido encerrado em julho, o benefício será pago até outubro.
No entanto, o programa vai funcionar, oficialmente, até novembro devido o calendário de saque do benefício. Assim sendo, o programa que teria somente quatro parcelas, terá ao total sete pagamentos.
Auxílio emergencial 2021 termina oficialmente em novembro
Em novembro, será oficialmente encerrado o pagamento do auxílio emergencial 2021. Isso porque é somente no mês 11 que o calendário de saque da 7ª parcela (correspondente à 3ª parcela extra) será finalizado, mais precisamente no dia 19 de novembro (quando o saque estará disponível para beneficiários nascidos em dezembro).
O pagamento das parcelas extras será feito em agosto, mas segue até setembro com o cronograma de saque. O repasse do benefício para os grupos que não fazem parte do Bolsa Família é feito em duas etapas: na primeira etapa, são definidas as datas relacionadas ao depósito em conta. Já na segunda etapa, ocorre o cronograma de saque, no qual é permitido o acesso ao dinheiro em espécie do programa.
Assim sendo, na primeira etapa, a Caixa Econômica Federal (CEF) deposita a parcela correspondente ao mês na Poupança Social Digital dos beneficiários, a qual é operacionalizada através do aplicativo Caixa Tem.
Durante esse período, o usuário poderá fazer transações, pagamento de contas domésticas, compras online e muito mais. No entanto, não terá acesso ao valor em dinheiro.
Porém, semanas ou dias depois do calendário de depósito ser finalizado, o calendário de saque é iniciado e permite que o beneficiário que não movimentou o valor pelo aplicativo possa realizar o saque em dinheiro da parcela.
Após esse cronograma ser aberto, todos os beneficiários têm até 90 dias para sacarem o dinheiro. Caso contrário, perdem acesso à parcela sem chance de retorno ao pagamento.
No caso de quem é do Bolsa Família, há somente uma etapa de pagamento, pois o calendário determina as datas para depósito e saque no mesmo dia, de forma escalonada e de acordo com o Número de Identificação Social (NIS).
Dessa forma, o público do Bolsa Família terá o auxílio emergencial 2021 finalizado em outubro, como assinala o período normal da prorrogação.
Veja ainda: Parcelas extras do auxílio emergencial 2021: confira as NOVIDADES sobre o pagamento
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.