O INSS, além de ser o maior e mais importante órgão previdenciário do Brasil, é responsável pela liberação e pagamento de benefícios aos cidadãos brasileiros e um deles é o auxílio-doença.
Nesse sentido, a partir do momento em que o trabalhador brasileiro começa a contribuir com o ISS, ele garante que conseguirá ter acesso a todos os benefícios que o INSS oferta caso seja necessário.
Contudo, alguns auxílios pagos pelo instituto ainda geram inúmeras dúvidas nos beneficiários. Sendo assim, acompanhe o artigo para ficar por dentro de todos os detalhes e aprenda os critérios e como solicitar o benefício do auxílio-doença.
Veja quais são os critérios para receber o auxílio-doença
Apesar de a alcunha do auxílio-doença possa tornar a função deste benefício um pouco óbvia, muitas pessoas ainda podem não conhecer direito como esta modalidade de auxílio INSS opera. Caso você faça parte do grupo de pessoas que não entende como funciona o auxílio-doença, vamos tentar explicar de forma breve tudo o que você deve saber sobre este benefício e como é possível recebè-l0.
Primeiramente, é importante notar que existe um tempo mínimo de contribuição para que o segurado tenha direito a receber o auxílio-doença. Isso porque, para conseguir receber o benefício é necessário que o segurado tenha realizado contribuições ao INSS por um período de pelo menos 1 ano. Além disso, é imprescindível que o contribuinte não deixe nunca de pagar as suas contribuições. Se ausentar das contribuições, pode fazer com que o segurado perca sua qualidade de segurado e assim, o direito aos benefícios.
Ademais, claro, existem os critérios acerca do afastamento do trabalhador brasileiro. Podem receber o auxílio-doença por meio do INSS, apenas os contribuintes que por motivo de doença terão que se afastar das atividades por pelo menos 15 dias. Sendo assim, após o décimo quinto dia de afastamento, o segurado já se qualifica para o auxílio-doença.
Outros benefícios disponibilizados pelo INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social, como já foi dito, é um órgão previdenciário que possui vínculo com o Ministério do Trabalho do Brasil. O INSS como conhecemos, existe desde o ano de 1990 e que se responsabiliza por todos os pagamentos da Previdência Social e outros benefícios, como o auxílio-doença.
Para que um cidadão brasileiro possa acessar os muitos benefícios do INSS, é necessário primeiramente que este cidadão contribua a este órgão. Essas contribuições, claro, são de cunho financeiro e devem acontecer regularmente todos os meses. Quem trabalha de carteira assinada tem esses valores descontados diretamente da folha de pagamento, trabalhadores de outras modalidades possuem outros meios para contribuir.
Caso essas contribuições aconteçam devidamente, é possível que o trabalhador consiga acessar os mais diversos auxílios financeiros. Um dos benefícios mais famosos do INSS, é óbvio a aposentadoria.
Após completar uma quantidade específica de anos de serviço, o cidadão pode se aposentar pelo INSS e receber mensalmente valores que passam a mantê-lo financeiramente. Além da aposentadoria, existem as pensões por morte que auxiliam dependentes de segurados que faleceram e, claro, os auxílios. Os auxílios pagos pelo INSS, acontecem geralmente quando o trabalhador precisa se ausentar de suas atividades por motivo de força maior.