É possível notar que o calendário do INSS 2023 é um dos assuntos mais procurados pelos segurados do órgão. Afinal de contas, ele é o mesmo para todos os benefícios atrelados ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), incluindo o auxílio-doença, aposentadoria e BPC (Benefício de Prestação Continuada), por exemplo.
Por esse motivo, separamos as principais dicas para consultar as datas, valores, além do passo a passo para acessar o calendário de pagamento INSS 2023. Continue acompanhando essa matéria até o fim.
O que significa INSS?
Antes de mais nada, o Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS, é o órgão responsável pelo pagamento, bem como a regulação, avaliação e análise dos benefícios previdenciários. Benefícios esses que são referentes aos contribuintes e trabalhadores.
O órgão da previdência foi criado nos anos 90 através da junção de outros dois órgãos existentes o IAPAS e o INPS. Portanto, a principal função do INSS é fazer valer o direito do trabalhador, garantindo principalmente, que o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) seja cumprido em sua totalidade. Sendo assim, através do controle e da realização de benefícios e aposentadorias, o INSS atua.
AUXÍLIO MÃE SOLTEIRA 2023: Parcela de março será LIBERADA amanhã (14/03?) Veja aqui
Quais são os benefícios previdenciários?
Sobretudo, é importante entender do que se trata um benefício previdenciário. Então, alguns exemplos são:
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria especial;
- Pensão por morte;
- Dentre outros.
Dessa forma, para ter acesso aos benefícios do INSS atribuídos aos contribuintes, é necessário pagar mensalmente um valor estabelecido pelo órgão.
Do mesmo modo, os trabalhadores avulsos, empregados domésticos, trabalhadores rurais, além dos microempreendedores individuais, estão no grupo que compõem essa parcela.
Além disso, os trabalhadores formais, ou seja, que trabalham no regime CLT, também são contribuintes do INSS. Confira então, mais detalhes e saiba quais são as datas do calendário do INSS 2023.
13º Salário do BOLSA FAMÍLIA: Projeto teve movimentações nos últimos dias; confira
Como consultar o sistema do calendário do INSS
Primeiramente, para consultar o sistema do INSS e ter acesso aos dados cadastrados no órgão, é preciso haver uma filiação que pode ser de forma facultativa ou obrigatória.
Nesse sentido, a filiação facultativa é para aquelas pessoas que desejam pagar uma contribuição mensal para ter acesso aos benefícios de forma futura.
Contudo, a filiação obrigatória é para aquelas pessoas que exercem atividade de forma remunerada e estão inseridos dentro do regime CLT.
Vale ressaltar que os segurados facultativos são pessoas acima de 16 anos de idade e sem renda própria, porém, que desejam contribuir com a Previdência, como é o caso de bolsistas desempregados e donas de casa.
Com isso, para ter acesso às funções referentes ao INSS e consequentemente ao calendário do INSS 2023, o segurado pode, simplesmente, baixar o aplicativo “Meu INSS” ou acessar através do site.
ÓTIMA NOTÍCIA! Passagens aéreas a R$ 200; veja quem poderá comprar
Calendário do INSS 2023
De antemão, para contribuir com o INSS, o cidadão deve estar inscrito e ter cadastro no NIS, PASEP ou PIS. Sendo assim, o calendário de pagamento encontra-se disponível no site do INSS e assim, ele poderá consultar o calendário de pagamento INSS 2023. Mas se ainda houver alguma dúvida, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Em primeiro lugar, acesse o portal;
- Depois, clique em calendário de pagamento;
- Em seguida em acessar a tabela de pagamento.
Lembrando também, que no momento da consulta, o segurado deve observar o penúltimo número do cartão do benefício, sempre analisando a primeira coluna da tabela INSS 2023, que é separada pelos meses do ano.
No entanto, segurados que recebem seu benefício há algum tempo, vale a data em que já está habituado. Segundo a própria Previdência Social, mais de 37 milhões de aposentados e pensionistas recebem benefícios do órgão.
Veja agora: ATENÇÃO: Banco Inter faz mudanças em seu cartão de crédito