Quer solicitar o seu auxílio-doença no INSS, mas não sabe por onde começar e está completamente perdido? Como tudo nesse país, existem requerimentos básicos para você ter acesso a ele. Então, para saber um pouco mais sobre o auxílio-doença do INSS, separamos algumas formas para você se nortear um pouco mais e ficar por dentro desse assunto. Confira agora.
Saiba mais sobre como solicitar o auxílio-doença no INSS
Saiba se você tem direito ao salário-família
O programa de auxílio-doença é um benefício pago pelo próprio INSS para aquelas pessoas que estão incapacitadas de trabalhar por mais de duas semanas consecutivas. Então, basicamente, se possui um atestado médico, você tem acesso a esse benefício. Porém, não é tão simples assim conseguir esse auxílio.
Os requisitos são, primeiramente, estar realmente incapacitado de realizar seu trabalho. Depois, é exigido que você tenha, no mínimo, uma contribuição justa para o INSS te liberar o benefício (o mínimo exigido são 12 meses). Por fim, como já não bastasse ser um contribuinte, você deve ser um contribuinte ativo, realizando suas contribuições mensalmente, caso seja um trabalhador com carteira assinada.
Saiba como solicitar o auxílio-doença
Veja, agora, as formas para fazer a sua solicitação do auxílio-doença no INSS. Fique atento a esse artigo, pois um dia ele lhe será muito útil.
Como fazer a solicitação?
Antes de pensar em fazer a solicitação do auxílio-doença, você deve ter um laudo médico em mãos. Nesse laudo, deve constar que você está incapacitado de realizar o seu trabalho por mais de 15 dias. Então, já com o laudo em mãos, você deverá enviá-lo para a sua empresa para que ela esteja ciente do seu afastamento temporário.
Feito isso, você deve marcar a sua perícia médica, podendo ela ser feita no site ou no app do INSS. Assim, apenas a análise do médico legista irá dizer se você está apto ou não para receber o benefício.
Para realizar esse agendamento, basta entrar em “Meu INSS”, clicar no campo de pesquisa e digitar “perícia” ou “agendar perícia”, isso irá te mandar para a página de agendamento. Caso seja sua primeira vez fazendo uma perícia, clique em “perícia inicial” e confira se o formulário está com seus dados corretos. Depois, é só informar os dados necessários e concluir o seu pedido.
Documentos necessários
Para realizar a perícia médica, você deve ter em mãos um documento original, com foto de preferência, já com o seu CPF gravado. Além disso, você vai precisar:
- Do número do seu PIS/Pasep;
- Dos carnês de contribuição com o INSS para comprová-la;
- De todos os documentos médicos, como atestado, laudo, exames, prescrições, entre outros, carimbados e assinados com o CRM do médico e data.