A ansiedade de milhares de caminhoneiros já tem data para acabar. A saber, o governo federal realizará o pagamento da última parcela de R$ 1 mil do auxílio caminhoneiro nesta semana.
Os motoristas tiveram até o último dia 28 de novembro para enviar a autodeclaração do Termo de Registro do Transportador Autônomo de Cargas (TAC) ao Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). E, a partir desta data, esperaram pelo pagamento do auxílio.
Na verdade, o envio desse documento era fundamental para que os transportadores de carga autônoma pudessem receber o Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (Bem Caminhoneiro) em dezembro.
No entanto, o envio da TAC não garantia o recebimento automático do auxílio. Em síntese, a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) analisou as informações dos trabalhadores e definiu quais caminhoneiros seriam elegíveis ao auxílio.
Seja como for, o prazo para a entrega do documento chegou ao fim e, agora, os trabalhadores contam nos dedos os dias que faltam para receberem o benefício. E isso acontecerá em dois dias, pois o governo federal antecipou o último repasse do auxílio para o dia 10 de dezembro, ou seja, o próximo sábado.
Posso contratar consignado do Auxílio Brasil e empréstimo no Caixa Tem
Auxílio caminhoneiro não deverá continuar em 2023
Muitos caminhoneiros torcem para que o auxílio continue a ser pago em 2023. Em resumo, o governo Bolsonaro conseguiu criar o benefício devido à Emenda Constitucional nº 123, que permitiu ao governo gastar R$ 41,2 bilhões além do teto de gastos.
Parte desse valor seguiu para o pagamento das parcelas do auxílio caminhoneiro. No entanto, desde a criação deste benefício, a sua data de encerramento também já havia sido revelada. E isso acontecerá em dezembro de 2022. Por isso que a parcela paga nesta semana será a última do auxílio caminhoneiro.
Havia especulações sobre a continuidade do benefício no governo Lula. Contudo, o presidente eleito não deverá continuar com o auxílio, visto que esta não é uma das suas prioridades para 2023.
Ainda assim, não há como afirmar que o auxílio caminhoneiro nunca mais retornará. Isso poderá acontecer no futuro, mas o governo federal deverá se mobilizar para que isso aconteça.
Leia também: Mais de 86% das pessoas têm dívidas no cartão de crédito no país