Como veiculado aqui no Brasil 123, a nova rodada de pagamentos do Auxílio Brasil está confirmada, e se inicia dentro de poucos dias, com o primeiro grupo contemplado no dia 18 de janeiro. A saber, são aqueles que possuem o Número de Identificação Social (NIS) com dígito final 1.
O que se tem de novidade a respeito do tema é o valor total que será repassado neste mês de janeiro e a inclusão de novos beneficiários no Programa Auxílio Brasil.
Por isso, convido você a seguir nesta leitura para ficar por dentro de todos esses detalhes!
Montante dos pagamentos do Auxílio Brasil
Para este mês, segundo o Ministério da Cidadania, 3 milhões de novas famílias estão enquadradas no cronograma de pagamento, zerando, assim, a fila de espera de 2021. Com esta ampliação, o Auxílio Brasil atenderá um total de 17,5 milhões de famílias.
Dessa forma, para repassar o benefício a todos os integrantes do programa, o investimento será de R$ 7,1 bilhões, pois vale ressaltar que cada família vai ter acesso a um valor mínimo de R$ 400.
“É um marco histórico. Esses números representam um feito que reforça a prioridade do Governo Federal em estender a mão a todas as pessoas que, de fato, necessitam do braço social do Estado”, ressalta João Roma, ministro da Cidadania.
De onde são os novos beneficiários?
De acordo com as informações da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), a região Nordeste reúne 47,3% do público beneficiário do Auxílio Brasil, com 8,3 milhões de famílias.
Assim sendo, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, o Nordeste passou por inclusão de 1,18 milhão de novas famílias. O número representa 38,5% das concessões no período.
Os estados com maior número de famílias inscritas no programa são a Bahia, com 2,16 milhões, seguido por São Paulo (2,14 milhões), Pernambuco (1,39 milhão), Minas Gerais (1,38 milhão), Rio de Janeiro (1,28 milhão) e Ceará (1,27 milhão).
Como será a programação dos repasses em janeiro?
Como mencionado, os créditos do Auxílio Brasil neste mês terão início no dia 18 de janeiro, e a conclusão será no dia 31 de janeiro. Confira o escalonamento:
- NIS de final 1 – 18 de janeiro;
- NIS de final 2 – 19 de janeiro;
- NIS de final 3 – 20 de janeiro;
- NIS de final 4 – 21 de janeiro;
- NIS de final 5 – 24 de janeiro;
- NIS de final 6 – 25 de janeiro;
- NIS de final 7 – 26 de janeiro;
- NIS de final 8 – 27 de janeiro;
- NIS de final 9 – 28 de janeiro;
- NIS de final 0 – 31 de janeiro.
Confira ainda: Abono Salarial PIS/Pasep: Pagamento começa dia 8 de fevereiro; veja calendário completo