O calendário da rodada do Auxílio Brasil de julho já está definido e os pagamentos começam no dia 18 e seguem até o dia 29. Isto é, o primeiro grupo será contemplado já na próxima segunda-feira (18).
A saber, essa será a última parcela do ano com o valor de R$ 400, visto que a partir de agosto, o programa social irá repassar o pagamento já com o aumento de R$ 600, viabilizado com a aprovação da PEC do Estado de Emergência.
Mas apesar da proximidade do início da execução dos pagamentos de julho, o número exato de pessoas contempladas não foi divulgado, uma vez que o processamento da folha de pagamentos ainda deve estar em andamento.
E além dessa questão, é preciso considerar que mensalmente o Ministério da Cidadania faz uma verificação nos beneficiários, para avaliar quais seguem dentro dos critérios do programa e quais devem ser desligados.
Nova parcela do Auxílio Brasil
Os pagamentos desta nova parcela do Auxílio Brasil seguem o calendário habitual do extinto Bolsa Família, sempre nos dez últimos dias úteis e escalonado de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
- NIS de final 1 – 18 de julho;
- NIS de final 2 – 19 de julho;
- NIS de final 3 – 20 de julho;
- NIS de final 4 – 21 de julho;
- NIS de final 5 – 22 de julho;
- NIS de final 6 – 25 de julho;
- NIS de final 7 – 26 de julho;
- NIS de final 8 – 27 de julho;
- NIS de final 9 – 28 de julho;
- NIS de final 0 – 29 de julho.
Aplicativo do programa social
Por meio do aplicativo do Auxílio Brasil, que substitui o aplicativo Bolsa Família, o beneficiário pode consultar a disponibilidade do seu benefício, o valor e a data de pagamento, entre outras informações.
Ainda mais, pelo aplicativo Caixa Tem, o beneficiário pode consultar informações do Auxílio Brasil, e ainda realizar a movimentação do saldo quando do seu recebimento.
Requisitos para receber o Auxílio Brasil
Para ser elegível à nova parcela do Auxílio Brasil e às demais, na seleção do Ministério da Cidadania, é preciso:
- Estar cadastrado, pela prefeitura, no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal;
- Estar em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Para as famílias em situação de pobreza é necessário que apresentem, em sua composição, gestantes, nutrizes (mães que amamentam), crianças, adolescentes ou jovens entre 0 e 21 anos incompletos.
Condicionalidades
Para aquele que ingressou no Auxílio Brasil, é preciso ter em mente que as condicionalidades para a continuidade no programa são:
- Realização do pré-natal;
- Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Acompanhamento do estado nutricional;
- Frequência escolar mínima definida em regulamento;
- Matrícula em estabelecimento de ensino regular para jovens entre 18 a 21 anos.
Veja ainda: Congresso regulamenta MUDANÇA NO AUXÍLIO BRASIL; confira