Nesta segunda-feira (24), o Governo e a Caixa Econômica Federal retomam a liberação da terceira parcela do Auxílio Brasil, e ao todo, 5 novas parcelas serão repassadas nesta semana para diferentes grupos beneficiários.
Como se sabe, o calendário é escalonado de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Fique por aqui para ter mais informações e consultar o calendário completo.
Auxílio Brasil ampliado
Janeiro é o primeiro mês de repasses do programa social com a entrada de 3 milhões de novos beneficiários, chegando a um total de 17,5 milhões de famílias atendidas.
Para quem já estava no Auxílio Brasil em dezembro, este será o segundo pagamento com valor mínimo de R$ 400. Para os que estão entrando no programa agora, cabe reforçar que esse valor mínimo turbinado segue garantido até dezembro deste ano.
Isso por conta de um Decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro que determina a prorrogação da concessão do Benefício Extraordinário voltado para as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil durante os meses de janeiro a dezembro de 2022, nos termos da Medida Provisória nº 1.076, de 7 de dezembro de 2021.
Vale gás também tem novos pagamentos
Além do Auxílio Brasil, agora em janeiro, estão sendo realizados os pagamentos do Auxílio Gás, para cerca de 5,4 milhões de famílias, no valor de R$ 52.
Os repasses seguem o mesmo formato do programa social, com os créditos escalonados de acordo com o número final do NIS.
Saque do Auxílio Brasil
Aqueles que recebiam o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem, continuam com a mesma característica, ou seja, os créditos são aplicados por meio de Poupança Social Digital, e os beneficiários podem movimentar o saldo do Auxílio Brasil pelo app.
Ainda mais, os cartões e senhas utilizados anteriormente para o saque do Bolsa Família seguem válidos, e podem ser usados para o recebimento do novo benefício.
Da mesma forma, os novos integrantes do programa social, que receberam o novo cartão do Auxílio Brasil pelos Correios, já podem fazer uso do mesmo.
Para realização do saque, que deve ser feito em até 120 dias da data do crédito, podem ser utilizados os mesmos canais: aplicativo Caixa Tem, terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e as próprias agências da Caixa.
Calendário do Auxílio Brasil
Acompanhe a programação de janeiro:
- NIS de final 1 – 18 de janeiro;
- NIS de final 2 – 19 de janeiro;
- NIS de final 3 – 20 de janeiro;
- NIS de final 4 – 21 de janeiro;
- NIS de final 5 – 24 de janeiro;
- NIS de final 6 – 25 de janeiro;
- NIS de final 7 – 26 de janeiro;
- NIS de final 8 – 27 de janeiro;
- NIS de final 9 – 28 de janeiro;
- NIS de final 0 – 31 de janeiro.
Leia ainda: Restituição do Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta nesta segunda