Alguns beneficiários do Auxílio Brasil terão um pagamento diferenciado em novembro. E a notícia não é boa, dado que a diferença será no valor. E para menos. Isso porque a Caixa descontou os valores do consignado do programa de forma antecipada, o que gerou revolta em muita gente. Por isso, o valor que aparece no aplicativo pode ser menor que os R$600.
Apesar disso, o banco afirma que contornará a situação e, na verdade, os beneficiários não serão prejudicados. Contudo, grupos na internet dizem que os descontos do Auxílio Brasil são indevidos, o que pode gerar preocupações nos beneficiários.
Caixa descontou do consignado do Auxílio Brasil
Relatos em grupos de Facebook mostram que beneficiários tiveram descontos do consignado do Auxílio Brasil antecipados para novembro. Inicialmente, os descontos eram previstos para começar em dezembro. Além disso, outros cidadãos dizem que a Caixa está descontado valores sem autorização, dado que essas pessoas não teriam autorizado o fechamento de contrato de empréstimo com o banco.
Com isso, muitas pessoas foram pegas de surpresa. Nos grupos, o tema das eleições também vem sendo levantando como uma justificativa para os descontos. Contudo, especialistas dizem que o erro aconteceu no banco e não tem relação com o processo eleitoral brasileiro. Diante da situação, é preciso entender o que diz a Caixa em relação ao acontecido.
Em nota, a Caixa afirma que o valor é retido pelo Ministério da Cidadania automaticamente, mas que o banco disponibiliza o dinheiro nas contas do Caixa Tem dos beneficiários. Com isso, o desconto do consignado do Auxílio Brasil aconteceria no pagamento, mas seria reposto posteriormente pelo banco através de sua conta digital.
O acontecimento também alerta para os riscos que o consignado do Auxílio Brasil tem para as finanças pessoais dos cidadãos que recebem o benefício. Isso porque o desconto pode gerar ainda mais endividamento em quem depende do benefício.
Calendário de pagamentos
Apesar dos descontos indevidos, nada muda no calendário de pagamentos do Auxílio Brasil. Atualmente, mais de 21 milhões de famílias estão com acesso ao programa, o que destina um pagamento muito importante para a maioria das famílias do país. Como sempre, o dia de pagamento segue o número final do NIS do beneficiário.
Os pagamentos acontecerão entre o dia 17 de novembro e o dia 30 de novembro. Na primeira semana, recebem os beneficiários com NIS terminado em 1 e 2, nos dias 17 e 18. Na semana seguinte, recebem os beneficiários com NIS terminado em 3, 4, 5, 6 e 7, nos dias 21, 22, 23, 24 e 25 de novembro. Por último, o pagamento acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro para os beneficiários com NIS terminado em 8, 9 e 0. Como dissemos anteriormente, o valor médio para os beneficiários será de R$600, por conta do não pagamento do vale-gás.
Nesse mesmo prazo, no dia 26 de novembro, acontecerá o pagamento do Auxílio Caminhoneiro e do Auxílio Taxista. Vale lembrar que os pagamentos desses benefícios não possuem relação com o Auxílio Brasil.
Para os beneficiários do Auxílio Brasil, é possível analisar o valor do pagamento diretamente no aplicativo do programa, disponível para todos os celulares do país.