Muita gente estava aguardando ansiosa por uma notícia oficial sobre o pagamento do Auxílio Brasil em novembro. Isso porque o governo federal antecipou o calendário dos repasses em agosto e outubro. E muitos beneficiários do programa social esperavam por uma nova antecipação em novembro.
A resposta oficial do governo chegou nesta segunda-feira (7). Através de nota, o Ministério da Cidadania informou que o pagamento do Auxílio Brasil não será antecipado em novembro. Por isso, as pessoas que esperavam ter o benefício na primeira quinzena do mês terão que aguardar por mais alguns dias.
Em síntese, o pagamento do Auxílio Brasil sempre aconteceu na segunda quinzena dos meses, até julho. No entanto, em agosto, o governo decidiu antecipar os repasses para ajudar as famílias a terem um rendimento na primeira quinzena do mês.
A saber, o pagamento das parcelas segue a numeração final do Número de Identificação Social (NIS), e é o NIS que permite ao governo federal identificar os cidadãos que recebem benefícios sociais no país.
Seja como for, a expectativa estava muito grande em torno da divulgação do calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em novembro. E o governo jogou um balde de água fria em quem torcia pela antecipação do calendário. Agora é oficial, os pagamentos serão realizados apenas na segunda quinzena deste mês.
Consignado do Auxílio Brasil pela Caixa Econômica ainda está suspenso?
Veja quando se iniciam os repasses do auxílio em novembro
Em resumo, os pagamentos do Auxílio Brasil seguirão as datas pré-definidas pelo governo federal. Os repasses, realizados pela Caixa Econômica Federal, estavam agendados há bastante tempo, e as datas continuarão as mesmas, visto que não houve antecipação.
Segundo o governo, o pagamento do benefício ficará concentrado na segunda quinzena de novembro. E isso também deverá acontecer em dezembro, pois as eleições já acabaram e o governo Lula assumirá em janeiro de 2023.
Veja abaixo o calendário de pagamento do Auxílio Brasil em novembro:
- 17 de novembro: beneficiários com o NIS de final 1;
- 18 de novembro: beneficiários com o NIS de final 2;
- 21 de novembro: beneficiários com o NIS de final 3;
- 22 de novembro: beneficiários com o NIS de final 4;
- 23 de novembro: beneficiários com o NIS de final 5;
- 24 de novembro: beneficiários com o NIS de final 6;
- 25 de novembro: beneficiários com o NIS de final 7;
- 28 de novembro: beneficiários com o NIS de final 8;
- 29 de novembro: beneficiários com o NIS de final 9;
- 30 de novembro: beneficiários com o NIS de final 0.
Leia também: Salário mínimo em 2023 pode ter ALTA MAIOR que a prevista