Os beneficiários do Auxílio Brasil e outros programas sociais do governo federal que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e que não tenha realizado a atualização de seus dados cadastrais há mais de dois anos, têm até o próximo dia 11 de novembro para realizar o recadastramento de seus dados.
Nesse sentido, o prazo para recadastramento estava estipulado para terminar no último dia 14 de outubro, contudo, o Ministério da Cidadania fez uma prorrogação de 30 dias devido às filas e confusão que tem se formado nos postos de atendimento. Atualmente, o recadastramento pode ser feito tanto nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) quanto nas unidades do Rio Poupa Tempo (este somente no Rio de Janeiro).
Segundo o Ministério da Cidadania, até setembro, cerca de 263 mil famílias não haviam realizado a atualização dos dados cadastrais no CadÚnico. Caso estas famílias não realizem o recadastramento até 11 de outubro, terão seus benefícios suspensos, incluindo o Auxílio Brasil.
Além do Auxílio Brasil, o CadÚnico serve como entrada para o recebimento de outros benefícios do governo federal, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio gás, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Carteira do Idoso, Programa Casa Verde e Amarela e Programa Bolsa Verde e Amarela.
Como verificar se as informações estão corretas
Os dados inseridos no CadÚnico devem ser atualizados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração relevante nas informações apresentadas ao governo federal. Dessa forma, para saber se os seus dados estão atualizados, basta acessar o aplicativo da plataforma e verificar.
Caso não estejam atualizados e seja necessário realizar a alteração de alguma informação no CadÚnico, é necessário que o beneficiário faça uma visita ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e realize uma nova entrevista. Caso as mudanças tenham sido menores, é necessário apenas confirmar os dados novos no aplicativo do CadÚnico.
Calendário do Auxílio Brasil em novembro
Os pagamentos do Auxílio Brasil continuam neste mês de novembro. É importante lembrar que o valor de R$600 será pago até o mês de dezembro, ainda é necessário que o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva encontre uma forma de realizar a manutenção do valor de R$600 para 2023.
O auxílio gás é pago junto ao Auxílio Brasil. Contudo, como é pago bimestralmente, não haverá o pagamento do auxílio gás neste mês, apenas em dezembro. É importante pontuar, também, que o pagamento integral do valor do auxílio gás se dará apenas até o fim deste ano, em 2023, o valor previsto é de metade do valor estipulado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Sendo assim, o pagamento da parcela do Auxílio Brasil para o mês de novembro se dará da seguinte forma:
- Final de NIS 1: pagamento em 17 de novembro.
- Final de NIS 2: pagamento em 18 de novembro.
- Final de NIS 3: pagamento em 21 de novembro.
- Final de NIS 4: pagamento em 22 de novembro.
- Final de NIS 5: pagamento em 23 de novembro.
- Final de NIS 6: pagamento em 24 de novembro.
- Final de NIS 7: pagamento em 25 de novembro.