Para quem não está familiarizado, o Auxílio Brasil, programa social que substituiu o Bolsa Família, realiza o pagamento de sua terceira parcela neste mês de janeiro.
A saber, recebem nesta segunda-feira (24) aqueles que estão enquadrados no programa, que possuam o Número de Identificação Social (NIS) com dígito final 5.
Diante desse calendário em andamento, muitos beneficiários podem querer saber como funciona a movimentação do valor repassado e ainda qual o prazo para movimentar o benefício.
Continue a leitura e tenha os detalhes a respeito do assunto.
Aplicativo Auxílio Brasil
Ao abrir o app Auxílio Brasil, logo na tela inicial existe a opção ‘Calendário de Pagamentos’. Ao ser selecionada, o aplicativo solicita a informação do último número do seu NIS.
Uma vez informado o dígito final, será apresentada a informação da data de recebimento, e ainda uma coluna com a informação ‘Disponível até’.
Esta data indica qual o prazo máximo para a movimentação do valor repassado ao beneficiário, que é de 120 dias, ou seja, 4 meses, após a data de pagamento de acordo com o calendário.
Se dentro deste prazo o beneficiário não realizar a movimentação do saldo, o valor do Auxílio Brasil será devolvido aos cofres da União.
No entanto, por se tratar de uma ajuda para as famílias em vulnerabilidade social, muito raramente o beneficiário perde este prazo, uma vez que ele tem pressa em ter acesso ao dinheiro.
Como movimentar o saldo?
Como veiculado aqui no Brasil 123, o Governo está enviando o cartão oficial do Auxílio Brasil para os novos beneficiários do programa social, via Correios.
No entanto, o não recebimento do cartão não tem impacto para que você possa ter acesso ao valor do Auxílio Brasil, uma vez que existe outra forma de movimentar o seu saldo.
Dessa forma, você pode utilizar o próprio cartão do Bolsa Família, que segue válido, para realizar um saque ou ainda pode utilizar o aplicativo Caixa Tem para movimentar o seu dinheiro, seja através do pagamento de contas e boletos, transferências via Pix, e até mesmo saques, com a opção ‘Saque sem cartão’.
Leia ainda: Vale Gás: Subsídio que ajuda a compor o preço do gás de cozinha tem novos pagamentos