O Auxílio Brasil vem passando por muitas inovações nos últimos dias e nessa semana não será diferente. Isso porque o programa de transferência de renda terá uma semana movimentada, o que demanda que os beneficiários prestem atenção em tudo o que vai acontecer. A semana será marcada pela liberação do consignado do auxílio e também pelo início dos pagamentos de outubro.
Por isso, hoje vamos falar sobre os pagamentos do Auxílio Brasil e a liberação do consignado do programa ainda nessa segunda-feira, 10. Além disso, vamos dar dicas de como negociar melhores taxas no caso do empréstimo.
Semana de pagamentos do Auxílio Brasil vai começar
O Governo Federal decidiu adiantar os pagamentos do Auxílio Brasil em outubro. A medida foi anunciada na última semana, dois dias após o primeiro turno das eleições. Com o novo calendário, os pagamentos, que terminariam no dia 31 de outubro, passarão a finalizar no dia 25, cinco dias antes do segundo turno eleitoral.
Agora, o pagamento do Auxílio Brasil começará na terça-feira, 11. O primeiro pagamento será para os beneficiários que têm NIS finalizado em 1. Para quem tem NIS terminado em 2 e 3, os pagamentos acontecerão nos dias 13 e 14 de outubro. Na próxima semana, recebem os beneficiários com NIS terminado em 4, 5, 6, 7 e 8, nos dias 17, 18, 19, 20, 21 de outubro. Os últimos pagamentos acontecerão na segunda-feira, 24, e na terça-feira, 25, para quem tem NIS terminado em 9 e 0.
Com isso, o adiantamento do calendário aconteceu em uma semana para muitos beneficiários. Contudo, vale lembrar que não haverá pagamentos no dia 12 de outubro, que será um feriado nacional. As datas também marcam o pagamento do vale-gás de R$110,00, cujo valor valerá apenas até dezembro. Após esse mês, o benefício voltará a pagar apenas 50% do preço do gás de cozinha.
Tem novidade para quem quer empréstimo
Além do pagamento adiantado do Auxílio Brasil, a semana fica marcada pelo início do consignado do programa. Isso porque o Governo Federal liberou, a partir desta segunda-feira, 10, que as instituições financeiras façam empréstimos para os beneficiários. Ao todo, são 12 instituições autorizadas que poderão oferecer o produto.
Contudo, é preciso lembrar que nenhum banco pode oferecer ou fazer campanhas de marketing ligadas ao consignado do Auxílio Brasil. Além disso, os bancos não poderão cobrar taxas de adesão de crédito ou oferecer empréstimos com juros acima de 3,5% ao mês. A portaria do Governo Federal também dá outros detalhes importantes, como o não cancelamento da operação, caso o cidadão deixe de receber o Auxílio Brasil.
A medida foi alvo de críticas dos especialistas em finanças pessoais. Isso porque os juros podem chegar a 50% em dois anos, prazo máximo de parcelamento do consignado. Na prática, o empréstimo do Auxílio Brasil tem o potencial de aumentar a inadimplência nas famílias de menor renda do país.
Em relação ao programa, o Governo Federal também quer lançar um aumento de R$200,00 no Auxílio Brasil para os beneficiários que conseguirem um emprego com carteira assinada. Contudo, a medida ainda não está valendo, dado que não houve anúncio do governo, nem de seus ministérios.
E quem está na fila de aprovação do cadastro único?
Vai demorar muito para saber se vai ser aprovado ou n?
Meu auxílio não caiu e eu sou nis 1 nesse caso o que eu devo fazer…Dependo do auxílio infelizmente 😞
Esse programa do governo tem em suas repartições como o cras é uma máfia, pois tem funcionários mau intencionado que prejudicam as pessoas,meu filho tinha dois anos quando tentei fazer o cadastro me negaram logo de cara a atendente falou a sra não tem direito porquê sua mãe é aposentada ,eu acatei essa palavra dela, se passaram 20 anos ,quando foi a três meses atrás tentei fazer o cadastro a criatura fez e ela mudou todas minhas respostas inclusive minha renda ela colou que eu tinha informado que recebia 180 reais por dia ,certamente como Tb não falou a forma de saber como e onde saber o resultado ,a creatina foi safada ela me julgou pela aparência como ela fraudou minhas resposta o restado foi que eu não tenho direito pela renda declarada , então isso é uma máfia na minha família tem casos de maus de 6 pessoas recebem benefícios na mesma casa ,pois o marido de uma trabalha fazendo cadastro e alterando muitas vezes a favor dos seus interesses. Esse é o Brasil
Meu auxilio não caiu esse mês…oq fazer?