Como já veiculado pelo Brasil 123, o Auxílio Brasil de fevereiro será pago para cerca de 556 mil famílias a mais do que aquelas contempladas no mês de janeiro. Esse número foi divulgado pelo Ministério da Cidadania, e os cidadãos recém inseridos na folha de pagamento do programa social elevam o número total de beneficiários da iniciativa para mais de 18 milhões de pessoas.
Além do aumento de beneficiários é preciso dar destaque para o valor, uma vez que até dezembro deste ano, estão garantidos repasses com valor mínimo de R$ 400 a todos aqueles que passem a ser enquadrados no programa. Cabe, portanto, destacar que esse é o valor mínimo, assim, alguns cidadãos podem receber quantias mais elevadas.
Auxílio Brasil retroativo virá?
Diante do segundo mês consecutivo de aumento de beneficiários do Auxílio Brasil (em janeiro foram cerca de 3 milhões de pessoas), surgem dúvidas a respeito de um possível pagamento retroativo.
Então, vamos logo esclarecer isso!
Saiba que aqueles que entram agora no programa não irão receber de forma retroativa as parcelas já repassadas pelo Auxílio Brasil.
Vale lembrar que o programa teve início em novembro de 2021, mas o Ministério da Cidadania destaca que quem entrou no Auxílio Brasil agora, terá direito apenas aos pagamentos daqui por diante, sem chances de receber valores correspondentes aos meses anteriores.
Cartões do programa social
Ainda mais, para esses novos beneficiários, é preciso saber que gradualmente o governo vem realizando o envio do cartão do Auxílio Brasil.
Enquanto os cartões são confeccionados, aqueles que ainda não receberam não precisam se preocupar.
Isso porque o beneficiário do programa pode movimentar os recursos por meio do aplicativo Caixa Tem, que conta com uma opção para saques em espécie em caixas eletrônicos.
Leia ainda: Tarifa Social: O que é preciso para ter até 65% de desconto na conta de luz?