Sem dúvida, os beneficiários do Auxílio Brasil contam os dias para a chegada da sua vez de recebimento pelo calendário do programa social.
E quando finalmente chega esse dia, é importante ter conhecimento de como ter acesso ao valor do benefício.
Aqui vamos te explicar como movimentar o saldo de forma digital, e também como sacar o valor em espécie, se assim você preferir.
Como realizar o saque do Auxílio Brasil e qual o prazo?
Antes de tudo, cabe aqui uma observação importante. Para quem se acostumou com o mecanismo aplicado para o Auxílio Emergencial, sabe que havia uma data na qual era realizado o crédito na poupança social digital, e outra data a partir da qual era permitido que o beneficiário pudesse realizar o saque em espécie desse valor.
Com o Auxílio Brasil isso não ocorre, ou seja, na mesma data em que for realizado o repasse, você já pode sacar o benefício.
Dito isso, é preciso também ter em mente que o prazo máximo para realizar o saque é de 120 dias a partir da data do crédito, de acordo com o calendário.
Depois destes esclarecimentos iniciais, vamos falar sobre como sacar o Auxílio Brasil.
Cartão do Bolsa Família
Saiba que o cartão do Bolsa Família segue válido. Sendo assim, você pode sacar o Auxílio Brasil com ele. Para tanto, você pode se dirigir à uma lotérica, ou agência da Caixa Econômica Federal, e informar ao atendente que deseja sacar o benefício.
Cartão do Auxílio Brasil
Como veiculado pelo Brasil 123, no mês de janeiro o Auxílio Brasil teve a inclusão de cerca de 3 milhões de novos beneficiários, sendo que parte desses brasileiros já recebeu em suas residências o cartão do programa.
Com isso, podem já utilizar normalmente para realizar o saque do benefício.
Saque com o aplicativo Caixa Tem
O beneficiário também pode optar pelo app Caixa Tem para sacar o Auxílio Brasil. Para isso, é necessário ter o aplicativo instalado em seu celular e, realizar o acesso com o seu CPF e senha.
Escolha então a opção “Saque sem cartão”, clique em gerar o código, informe o valor que deseja sacar, anote o código apresentado, vá até a lotérica ou caixa eletrônico e informe o código para o atendente.
Se for optar pelo autoatendimento da Caixa, digite o código gerado no Caixa Tem e clique em “Confirmar”. Depois, digite o valor desejado para concluir a solicitação.
Atenção: esse código tem validade de uma hora. Caso não seja utilizado dentro deste prazo, você deve gerar um novo código.
Ainda falando sobre o Caixa Tem, é preciso salientar que você pode utilizar o seu saldo do Auxílio Brasil sem ter efetivamente o dinheiro em mãos. Você pode realizar transferências para outras contas, ou ainda realizar diretamente o pagamento de boletos com esse valor.
Calendário de fevereiro
Veja a partir de quando você poderá realizar o saque do Auxílio Brasil:
- NIS de final 1 – 14 de fevereiro;
- NIS de final 2 – 15 de fevereiro;
- NIS de final 3 – 16 de fevereiro;
- NIS de final 4 – 17 de fevereiro;
- NIS de final 5 – 18 de fevereiro;
- NIS de final 6 – 21 de fevereiro;
- NIS de final 7 – 22 de fevereiro;
- NIS de final 8 – 23 de fevereiro;
- NIS de final 9 – 24 de fevereiro;
- NIS de final 0 – 25 de fevereiro.
Veja também: Esqueci minha senha Caixa Tem, e agora? Veja aqui como recuperar o acesso