O Governo Federal está convocando uma parcela dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil para realizar a atualização do Cadastro Único, e consequentemente seguir com o recebimento do benefício.
A saber, o número contempla um total de 8 milhões de pessoas que precisam fazer a averiguação ou revisão cadastral de 2022, juntando os beneficiários do Auxílio Brasil, da Tarifa Social de Energia Elétrica e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Atualização do Cadastro Único para não perder o Auxílio Brasil
As famílias beneficiárias do programa de transferência de renda ou da Tarifa Social que estão com dados inconsistentes e foram incluídas na averiguação cadastral têm até julho para atualizar os dados e evitar o cancelamento dos benefícios.
Já as famílias da revisão cadastral, que estão com informações cadastrais desatualizadas, têm até dezembro para regularizar os registros.
“A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias”, afirma o Ministério da Cidadania.
Regras de atualização
Como se sabe, as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar as informações a cada 2 anos, ou de forma imediata quando houver alguma alteração, seja na composição familiar, no endereço ou na situação de trabalho e renda de seus membros.
No entanto, por conta dos impactos da pandemia de Covid-19, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral.
Desse modo, neste ano, apenas as famílias com cadastro que foi atualizado pela última vez em 2016 ou 2017 serão convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único.
As famílias que atualizaram seus dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.
Como providenciar e garantir o Auxílio Brasil?
A saber, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil receberão mensagens no extrato de pagamento do benefício e também pelo aplicativo do programa.
Já os beneficiários da Tarifa Social, receberão mensagens na conta de energia elétrica.
Por fim, saiba que a atualização poderá ser feita por meio do aplicativo do Cadastro Único e pelo site cadunico.dataprev.gov.br.
Agora cabe destacar que se não for uma confirmação de dados, sendo necessário, portanto, alterar alguma informação, é preciso comparecer a um posto de cadastramento do município para uma nova entrevista de atualização cadastral.
Veja ainda: Auxílio Gás: Recebeu em abril, mas não teve o crédito neste mês? Entenda o motivo