O Auxílio Brasil continua sendo pago a milhões de pessoas no país. Em outubro, o percentual nacional de mulheres que chefiam os lares beneficiados pelo programa social chegou a 81,5%. No entanto, há locais em que essa taxa é bem mais expressiva.
De acordo com o Ministério da Cidadania, Goiás é o estado que possui o maior percentual de mulheres responsáveis familiar. A saber, a taxa no estado é de 88,2%, bem acima da média nacional.
Em resumo, 497,4 mil famílias recebem o Auxílio Brasil em outubro em Goiás. Desse total, 438,4 mil beneficiários são do gênero feminino. No estado, a capital Goiânia tem o maior número de famílias usuárias (mais de 69 mil), seguida por Águas Lindas de Goiás (27,8 mil famílias) e Luziânia (25,2 mil).
VALORES A RECEBER: consulta a dinheiro “esquecido” ainda suspensa
Mulheres também são maioria absoluta no Brasil
Em outubro, mais de 17 milhões de famílias chefiadas por mulheres foram contempladas com o Auxílio Brasil. Embora os números sejam bem mais expressivos que os de homens como chefe familiar, vale destacar que as mulheres não têm direito a mais benefícios.
Na verdade, esses dados refletem a preferência de que seja uma mulher a titular do Cadastro Único (CadÚnico). A saber, este cadastro permite a entrada das famílias em diversos programas sociais, como o Auxílio Brasil.
Contudo, a inscrição no CadÚnico não inclui automaticamente as pessoas nos benefícios, pois cada um deles possui regras específicas para a sua liberação. Em outras palavras, a inscrição no CadÚnico é fundamental, mas não é suficiente para que a pessoa consiga receber benefícios sociais do governo federal.
Reajuste na conta de luz deve ser MENOR em 2023, abaixo de 10%
13º salário do Auxílio Brasil para mulheres
Atualmente, não há nenhum benefício extra para as mulheres usuárias do Auxílio Brasil. Contudo, isso poderá mudar no próximo ano.
Segundo o presidente Jair Bolsonaro (PL), o governo planeja pagar o 13º salário do Auxílio Brasil para as usuárias do gênero feminino, caso ele seja reeleito. Em síntese, ele explicou que a Lei Eleitoral impede qualquer repasse neste ano, por isso que o 13º salário só poderá ser pago no ano que vem.
Leia também: Inflação recua e PIB sobe de novo: veja novas estimativas de analistas