O Auxílio Brasil tem o objetivo de estimular o empreendedorismo de mulheres no país. A saber, as usuárias do gênero feminino respondem por mais de 80% dos beneficiários do programa.
Em resumo, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, e a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, falaram sobre as iniciativas do Auxílio Brasil durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (5).
Em resumo, as ações fazem parte do Outubro Rosa, que é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero, segundo a pasta.
“O Auxílio Brasil traz o conceito de assistência social como trampolim na vida das pessoas, não como âncora. Ele veio como forma de incentivo e de apoio à superação da pobreza”, disse o ministro.
“Por isso que o beneficiário pode abrir uma microempresa individual e se formalizar. É uma ferramenta que traz oportunidades que se transformam em renda própria e são sinônimo de liberdade. É isso que a gente deseja”, acrescentou Ronaldo Bento.
Vale-gás: numero de usuários chega a 5,9 MILHÕES em outubro
Auxílio Brasil antecipado em outubro
Os beneficiários do Auxílio Brasil ficaram felizes na última segunda-feira (3) com o anúncio do governo, que decidiu antecipar o calendário de pagamento do benefício em uma semana.
O anúncio ocorreu um dia após a confirmação do 2º turno das eleições presidenciais. Em suma, o ex-presidente Lula (PT) e o atual, Jair Bolsonaro (PL), se enfrentarão mais uma vez nas urnas, no dia 30 de outubro.
Com a antecipação do calendário, a Caixa Econômica Federal, responsável pelos repasses, iniciará os pagamentos no próximo dia 11. Veja abaixo as novas datas dos repasses:
- 11 de outubro: beneficiários com o NIS de final 1;
- 13 de outubro: beneficiários com o NIS de final 2;
- 14 de outubro: beneficiários com o NIS de final 3;
- 17 de outubro: beneficiários com o NIS de final 4;
- 18 de outubro: beneficiários com o NIS de final 5;
- 19 de outubro: beneficiários com o NIS de final 6;
- 20 de outubro: beneficiários com o NIS de final 7;
- 21 de outubro: beneficiários com o NIS de final 8;
- 24 de outubro: beneficiários com o NIS de final 9;
- 25 de outubro: beneficiários com o NIS de final 0.
A saber, o pagamento do Auxílio Brasil acontecia sempre na segunda quinzena dos meses, até julho. No entanto, o governo decidiu antecipar os repasses para ajudar as famílias a terem algum rendimento na primeira quinzena do mês. Isso aconteceu em agosto, mas não em setembro.
Em resumo, o pagamento das parcelas segue a numeração final do Número de Identificação Social (NIS). Inclusive, é o NIS que permite ao governo federal identificar os cidadãos que recebem benefícios sociais no país.
Leia também: Gasolina em queda: veja os locais com os MENORES preços do país