Os pagamentos de outubro do Auxílio Brasil entrarão na última semana nessa segunda-feira, 24. Isso porque, nessa semana os dois grupos faltantes receberão os valores do programa, além do adicional do vale-gás que será pago nesse mês. Com isso, o calendário adiantado terminará na terça-feira, 25, cinco dias antes do segundo turno das eleições.
Por isso, hoje vamos falar sobre quem receberá os valores nessa semana e mostrar como acessar o valor. Além disso, vamos mostrar os valores do vale-gás nesse mês, que deixarão o benefício ainda melhor para as famílias de menor renda.
Quem recebe o Auxílio Brasil nessa semana?
Desde o dia 3 de outubro, segunda-feira, o Governo Federal anunciou que adiantaria o pagamento do Auxílio Brasil. Previsto inicialmente para 18 de outubro, o calendário foi adiantado para o dia 11 de outubro. Com o término previsto para o dia 31 de outubro, agora o calendário finalizará no dia 25. Com isso, as famílias receberão os valores antes, o que também exige planejamento financeiro.
Por isso, nessa semana, os beneficiários que possuem o NIS finalizado em 9 e em 0 receberão os valores nos dias 24 e 25 de outubro, respectivamente. Dessa forma, o calendário de pagamentos do mês de outubro encerrará, após três semanas de pagamentos. Vale lembrar que os pagamentos aconteceram nas últimas duas semanas, contemplando todos os beneficiários.
Além disso, o Auxílio Brasil teve a adição de mais 500 mil pessoas no programa, aumentando para mais de 21 milhões de brasileiros. Outra notícia bastante importante foi a extensão do prazo para os beneficiários atualizarem os dados no CadÚnico. Ainda, é preciso lembrar o lançamento do consignado do Auxílio Brasil, que gerou polêmicas entre as entidades ligadas ao governo.
Com o adiantamento do calendário do Auxílio Brasil, agora os beneficiários precisam se organizar financeiramente, para aguentar as contas até o próximo pagamento.
Beneficiários precisam ficar atentos
Com o adiantamento dos pagamentos, os beneficiários ficarão mais de 30 dias sem receber qualquer dinheiro do Auxílio Brasil. Dessa forma, as contas podem vencer e, com isso, o endividamento ficar ainda maior. Por isso, especialistas sugerem organização financeira e cautela na hora de gastar todo o dinheiro dos benefícios.
Isso porque, nessa semana os beneficiários faltantes receberão os R$600,00 do Auxílio Brasil, além dos R$120 do vale-gás. Com o valor maior, especialistas dizem que os beneficiários podem guardar parte do valor para usar no início do mês de novembro, dado que o calendário do próximo mês começa apenas no dia 17. Com o pagamento antes e o recebimento apenas na terceira semana de novembro, a distância entre os pagamentos fica muito grande.
Além disso, com o valor maior do Auxílio Brasil, a ideia é que os beneficiários quitem dívidas o quanto antes. Isso porque o valor do programa deve diminuir no ano que vem, dado o que consta no orçamento de 2023.