O Governo Federal anunciou a inclusão de cerca de 500 mil novas famílias na folha de pagamentos do Auxílio Brasil de outubro. Assim, são novos beneficiários que receberão o valor mínimo de R$ 600 de forma antecipada, a partir do dia 11 deste mês.
Vale lembrar que na rodada de setembro, tivemos a inclusão de 450 mil novas famílias no programa social.
A saber, essa ampliação no número de pessoas contempladas com o Auxílio Brasil foi viabilizada pela PEC dos Benefícios, que também permitiu o adicional de R$ 200 no piso dos pagamentos, durante o período de agosto a dezembro de 2022.
Auxílio Brasil de outubro
Com a inserção dos novos beneficiários, o Auxílio Brasil de outubro chega ao total de 21,1 milhões de famílias contempladas. Ainda mais, vale destacar que deste total, 17,2 milhões são mulheres.
Além disso, cabe ressaltar que o calendário de pagamentos desta rodada foi antecipado pelo governo. Assim, no lugar de ter início apenas no dia 18, o crédito do Auxílio Brasil será feito já a partir da próxima semana, no dia 11.
Então, o valor mínimo segue confirmado para o Auxílio Brasil de outubro, a todos aqueles que estão enquadrados em sua folha de pagamentos.
Confira a programação, escalonada pelo Número de Identificação Social (NIS):
- NIS de final 1 – 11 de outubro;
- NIS de final 2 – 13 de outubro;
- NIS de final 3 – 14 de outubro;
- NIS de final 4 – 17 de outubro;
- NIS de final 5 – 18 de outubro;
- NIS de final 6 – 19 de outubro;
- NIS de final 7 – 20 de outubro;
- NIS de final 8 – 21 de outubro;
- NIS de final 9 – 24 de outubro;
- NIS de final 0 – 25 de outubro.
Leia também: PISO DA ENFERMAGEM: Senado aprova liberação de fundos para financiar pagamentos
Inclusão de beneficiários
O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, declarou em entrevista concedida ao programa A Voz do Brasil nesta terça-feira (4):
“Já foram incluídas mais de 8 milhões de novas famílias no benefício Auxílio Brasil, e a gente vem com o processo de aperfeiçoamento do nosso Cadastro Único, porta de entrada dos programas sociais, fazendo com que hoje 100% das famílias em situação de pobreza extrema estejam acolhidas pelo programa Auxilio Brasil”.
Ainda mais, o ministro ressaltou que o Cadastro Único e os auxílios passam por um processo de constante modernização e que o cartão do Auxilio Brasil veio democratizar o acesso ao crédito e a bancarização das famílias em situação de vulnerabilidade.
“[O cartão] vem para trazer segurança, porque o cartão físico é dotado de um chip de contato que dificulta a clonagem desses cartões, como também permite a função de débito. O que evita que a família se dirija até uma lotérica”.
Confira ainda: Consignado do Auxílio Brasil: CAIXA quer juros abaixo de 3,5% e anuncia data da contratação