O Governo Federal inicia nesta segunda-feira (14), o pagamento da parcela de fevereiro do Auxílio Brasil 2022. A saber, de acordo com o Ministério da Cidadania, este mês, 556,54 mil novas famílias ingressaram na folha de pagamento, fazendo com que todas as pessoas elegíveis passem a ser enquadradas, mantendo a fila zerada.
Diante dessa ampliação, o Auxílio Brasil passa a atender 18 milhões de famílias, o que representa um montante de R$ 7,31 bilhões no total dos repasses.
Vale destacar que o valor médio do programa social é de R$ 406, com garantia de que cada família receberá pelo menos o valor de R$ 400.
Números do Auxílio Brasil por região
Na divisão regional, o Nordeste contabiliza o maior número de beneficiados. São 8,4 milhões de famílias (cerca de 46% do total) na folha de pagamento de fevereiro. A Bahia é o destaque, com 2,21 milhões de famílias, seguida por Pernambuco (1,4 milhão), Ceará (1,29 milhão) e Maranhão (1,1 milhão).
Já a Região Sudeste reúne 5,2 milhões de famílias contempladas com o Auxílio Brasil. São Paulo é a Unidade da Federação com o maior número de beneficiários, tanto na região quanto em âmbito nacional, com 2,22 milhões de famílias. Minas Gerais soma 1,4 milhão de famílias contempladas e o Rio de Janeiro, 1,32 milhão.
A Região Norte reúne 2,1 milhões de beneficiários, a maioria deles no Pará (1,14 milhão). No Sul, são 1,2 milhão de famílias, com destaque para o Paraná, com 535 mil. A Região Centro-Oeste acumula 926 mil famílias no programa, a maioria deles em Goiás (407 mil).
Critérios para seleção
Para serem habilitadas no Auxílio Brasil, as famílias devem atender aos critérios de elegibilidade, ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses e não podem ter informações divergentes entre as declaradas no cadastro e as de outras bases do Governo Federal.
Mais ainda, cabe ressaltar que a seleção é feita de forma automática, considerando a estimativa de pobreza, a quantidade de famílias atendidas em cada município e o limite orçamentário anual do Auxílio Brasil, por meio do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec).
Então, ao entrar no programa, as famílias recebem, pelos Correios, no endereço informado durante o cadastramento, duas cartas encaminhadas pela Caixa Econômica Federal: a primeira com orientações gerais sobre o Auxílio Brasil e a segunda com o cartão para movimentação bancária do benefício.
A saber, o cartão é gerado automaticamente para todas as famílias que ingressam no programa, em nome do Responsável Familiar. Com o cartão, a pessoa pode fazer saques parciais ou no valor integral do benefício. Além disso, pelo aplicativo Caixa Tem, o beneficiário pode pagar contas, realizar transferências e consultar extratos, entre outros serviços.
Canais de atendimento
Você ponde contar com o número 121, do Ministério da Cidadania, que reúne informações e é a central para denúncias.
O número 111 é o canal de Atendimento ao Cidadão da CAIXA e oferece informações sobre o cartão e o saque do benefício. Além disso, também é possível acompanhar as principais informações sobre o benefício pelo aplicativo Auxílio Brasil.
Fonte: Diretoria de Comunicação do Ministério da Cidadania
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