O Auxílio Brasil é o programa social do Governo que substituiu o Bolsa Família desde novembro de 2021, e que proporciona a transferência de renda para as famílias que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza.
A quarta rodada de pagamentos está em execução, e cabe, portanto, esclarecer algumas questões sobre o benefício. Uma delas é em relação ao saque do valor em espécie.
Siga a leitura para ter esses detalhes!
Quando sacar o Auxílio Brasil?
Em primeiro lugar, é importante saber que diferente do Auxílio Emergencial, o valor do Auxílio Brasil pode ser sacado no mesmo dia do crédito feito pela Caixa Econômica Federal.
Com o Auxílio Emergencial, para quem era do Bolsa Família, isso já acontecia, mas para aqueles que não eram do programa, e recebiam de acordo com o mês de aniversário, o saque em espécie era liberado apenas algumas semanas depois do crédito realizado em conta poupança social digital.
Durante esse período, era possível movimentar o benefício apenas de forma digital.
Cabe ainda ressaltar que você tem 120 dias para fazer essa movimentação com o valor do Auxílio Brasil.
Dá pra sacar o Auxílio Brasil sem o cartão?
Sim! Você tem recursos para isso. Vamos falar sobre eles.
O beneficiário pode utilizar o aplicativo Caixa Tem para sacar o Auxílio Brasil. Para tanto, é preciso apenas ter o aplicativo instalado em seu celular e, depois deve acessar com o seu CPF e senha.
Então, você deve utilizar a opção de saque sem cartão. Basta escolher a opção “Saque sem cartão”, clicar em gerar o código, informar o valor que deseja sacar.
Feito isso, anote o código apresentado, vá até a lotérica ou caixa eletrônico e informe o código para o atendente.
Mas fique atento que este código tem validade de uma hora. Se não for utilizado dentro deste prazo, é preciso repetir o procedimento e gerar um novo código para conseguir efetivar o saque.
Saiba que se preferir, pode usar o terminal de autoatendimento da Caixa para realizar o saque sem cartão. Você precisa apenas digitar o código gerado no Caixa Tem e clicar em “Confirmar”. Depois, digite o valor desejado para concluir a solicitação.
Por fim, saiba que você pode ir diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal, mas não se esqueça de ter em mãos um documento oficial com foto.
Onde consultar o benefício?
As datas de pagamentos podem ser consultadas através do aplicativo Auxílio Brasil e Caixa Tem, onde também estão disponíveis outras informações do programa.
Vale lembrar que em dezembro de 2021 foi repassado o pagamento com o valor mínimo de R$ 400 para o Auxílio Brasil, e com a prorrogação do Benefício Extraordinário, esse valor fica garantido até dezembro de 2022.
Leia também: AUMENTO do programa Auxílio Gás: 100 mil novas famílias vão receber