O calendário da nova parcela do Auxílio Brasil, programa de distribuição de renda do governo que substituiu o Bolsa Família, está definido para o mês de julho e os pagamentos começam no dia 18 e seguem até o dia 29.
No entanto, o número exato de pessoas contempladas ainda não foi divulgado, uma vez que o processamento da folha de pagamentos é finalizado bem perto do início dos repasses.
Além disso, tem ainda a questão de que mensalmente o Ministério da Cidadania faz uma verificação nos beneficiários, para avaliar quais seguem dentro dos critérios do programa e quais devem ser desligados.
Calendário da nova parcela do Auxílio Brasil
Os pagamentos desta nova rodada do Auxílio Brasil seguem o calendário habitual do extinto Bolsa Família, sempre nos dez últimos dias úteis e escalonado de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
- NIS de final 1 – 18 de julho;
- NIS de final 2 – 19 de julho;
- NIS de final 3 – 20 de julho;
- NIS de final 4 – 21 de julho;
- NIS de final 5 – 22 de julho;
- NIS de final 6 – 25 de julho;
- NIS de final 7 – 26 de julho;
- NIS de final 8 – 27 de julho;
- NIS de final 9 – 28 de julho;
- NIS de final 0 – 29 de julho.
Qual o aplicativo oficial do programa social?
Por meio do aplicativo do Auxílio Brasil, que substitui o aplicativo Bolsa Família, o beneficiário pode consultar a disponibilidade do seu benefício, o valor e a data de pagamento, entre outras informações.
Além disso, pelo aplicativo Caixa Tem, o beneficiário pode consultar informações do Auxílio Brasil, e ainda realizar a movimentação do saldo quando do seu recebimento.
Requisitos para receber o benefício
Para ser elegível à nova parcela do Auxílio Brasil e às demais, na seleção do Ministério da Cidadania, é preciso:
- Estar cadastrado, pela prefeitura, no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal;
- Estar em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Para as famílias em situação de pobreza é necessário que apresentem, em sua composição, gestantes, nutrizes (mães que amamentam), crianças, adolescentes ou jovens entre 0 e 21 anos incompletos.
E uma vez selecionado, o que é preciso para continuar recebendo?
Para aquele que ingressou no Auxílio Brasil, é preciso ter em mente que as condicionalidades para a continuidade no programa são:
- Realização do pré-natal;
- Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Acompanhamento do estado nutricional;
- Frequência escolar mínima definida em regulamento;
- Matrícula em estabelecimento de ensino regular para jovens entre 18 a 21 anos.
O Auxílio Brasil virá com aumento?
Até o momento, tem sido garantido um repasse mínimo de R$ 400 para todos os que estão enquadrados no programa.
No entanto, nesta terça-feira (12) está prevista na Câmara dos Deputados a votação de uma PEC que viabiliza um aumento no Auxílio Brasil para R$ 600, além do aumento no Vale Gás e outras medidas.
Contudo, como mencionado, a proposta ainda precisa ser votada e aprovada para passar a valer de fato. Portanto, é muito provável que mesmo que tenha aval positivo na Câmara e seja sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, não deve haver tempo hábil para que o aumento já seja aplicado nesta rodada de julho.
Por fim, fique ligado aqui no Brasil 123 para saber todas as atualizações do tema.
Leia ainda: BPC: Comissão aprova projeto que AMPLIA A CONCESSÃO do benefício