Os beneficiários do Auxílio Brasil começarão a receber o dinheiro nesta semana. Ao todo, são mais de 21 milhões de pessoas que receberão os R$600. Além disso, o pagamento desse mês terá um adicional de valor, além de representar o primeiro desconto do consignado do programa para todos os beneficiários que optaram pelo crédito. Dessa forma, os valores serão mais altos que o usual e marcam o último pagamento de 2022.
Isso porque o Auxílio Brasil não terá 13° salário neste ano, promessa que ficará para 2023. Apesar disso, há boas notícias para o próximo ano, que deve apresentar mudança no valor da parcela para todos que recebem dinheiro do futuro Bolsa Família.
Calendário de dezembro
pagamento do Auxílio Brasil de dezembro, o último do ano, seguirá conforme o planejado pelo Governo Federal. Diferentemente de agosto e outubro, quando o calendário foi adiantado por conta da corrida eleitoral, agora o calendário será o mesmo que o prometido. Além disso, o pagamento seguirá o dígito final do NIS dos beneficiários do programa.
O pagamento começará no dia 12 de dezembro para os beneficiários com NIS terminado em 1. Na mesma semana, nos dias 13, 14, 15 e 16, recebem os beneficiários com NIS terminado em 2, 3, 4 e 5. Na semana seguinte, os beneficiários com NIS terminado em 6, 7, 8, 9 e 0 recebem o Auxílio Brasil nos dias 19, 20, 21, 22 e 23.
Neste mês, o adicional de vale-gás entrará no pagamento. Apesar disso, não é preciso fazer nada para ter acesso a esse valor. Quem recebe o benefício terá acesso na mesma conta de recebimento do Auxílio Brasil. Através do aplicativo do programa é possível acessar, no extrato, o valor que a família receberá neste mês. Além disso, alguns beneficiários precisam levar em conta o desconto do consignado do Auxílio Brasil. Isso porque o desconto do empréstimo é descontado diretamente do pagamento e não chega até o beneficiário.
Novidades do Auxílio Brasil para 2023
Para o próximo ano, diversas novidades foram anunciadas pelo novo governo eleito. Isso porque o programa passará por mudanças, desde troca de nome até a inclusão de novos pagamentos. Apesar disso, as novidades só devem ser incorporadas ao programa, de fato, nas próximas semanas, mas devem valer a partir de janeiro para todos que recebem o atual Auxílio Brasil.
Para 2023, o Auxílio Brasil deve voltar a se chamar Bolsa Família. Apesar da troca, os fundamentos e as regras devem continuar as mesmas. Dessa forma, nada muda para quem já recebe. Contudo, o novo governo deve exigir outras normas complementares, como a vacinação completa das crianças e a matrícula delas em ensino público estadual, municipal ou federal. Além disso, o governo incluirá o pagamento de R$150 para crianças menores de 6 anos em cada família.
Além disso, especialistas dizem que o consignado do Auxílio Brasil está em análise e não tem existência garantida no próximo ano. Apesar disso, o que se espera é a continuidade do programa. Ainda, fora do programa, o governo eleito quer aprovar o aumento do salário mínimo e também atuar na criação de empregos, o que pode diminuir o número de beneficiários no próximo ano, caso a promessa se cumpra.