Uma nova rodada do Auxílio Brasil terá início em apenas 3 dias! E vale destacar que para alguns beneficiários, o valor final do repasse será maior, em comparação ao mês de maio.
Isso porque agora em junho teremos a volta dos pagamentos do benefício que ajuda na compra do gás de cozinha, o Auxílio Gás.
A saber, a lei determina que tal crédito seja aplicado a cada 2 meses, e como tivemos o último pagamento em abril, o calendário está sendo retomado apenas agora.
Mas afinal, todo mundo que está no Auxílio Brasil também recebe o Auxílio Gás? Infelizmente não. Siga a leitura para ter mais detalhes.
Não são todos do Auxílio Brasil que recebem o Auxílio Gás?
Segundo o Ministério da Cidadania, é possível ter acesso aos dois benefícios ao mesmo tempo. No entanto, isso não é uma regra, ou seja, não são todos os beneficiários do Auxílio Brasil que também recebem o valor de ajuda para a compra do gás de cozinha.
Quem tem direito ao Auxílio Gás
Para quem não está familiarizado, é importante salientar que o programa é voltado para as famílias com registro ativo e atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional.
Além disso, são contempladas as famílias que tenham entre seus membros, residentes no mesmo domicílio, quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Mas apenas uma parcela recebe o benefício, e isso acontece, segundo o governo, porque não existe orçamento disponível para garantir o pagamento a todos os que se encaixam nos requisitos do programa.
Desse modo, ficou estabelecido um critério de concessão preferencial às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Números dos dois benefícios
Em abril, o repasse do Auxílio Gás foi para cerca de 5,39 milhões de famílias, no valor de R$ 51.
Já o Auxílio Brasil, que é um benefício mensal, encerrou a rodada de maio no dia 31, e manteve o valor mínimo de R$ 400 para todas as famílias enquadradas no programa social. A saber, foram 18,1 milhões de famílias contempladas.
Confira também: Cadastro Único: Idosos e deficientes que recebem BPC precisam atualizar o registro