Na quinta-feira (23), a Caixa Econômica Federal encerrou o pagamento da segunda parcela do Auxílio Brasil. A saber, nesta fata foram contemplados os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com dígito final 0, que receberam o valor mínimo de R$ 400 por família.
O calendário utilizado seguiu o mesmo modelo que era aplicado no extinto Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.
Entretanto, em dezembro, por causa do feriado de Natal, os créditos tiveram uma antecipação de uma semana em relação ao calendário regular, para que todos pudessem ter os pagamentos antes do Natal.
E como ficam os pagamentos de janeiro? O calendário já foi divulgado? Siga a leitura para ter essas informações.
Quem recebe o Auxílio Brasil
Podem receber o novo programa social, as famílias consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas em condição de pobreza.
Para ter acesso ao benefício, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e tenha atualizado os seus dados cadastrais nos últimos 2 anos.
Aqui cabe esclarecer que o cadastramento é um pré-requisito, mas não garante a entrada da família no programa. Isso se deve ao fato de que mensalmente o Ministério da Cidadania seleciona as famílias que serão incluídas para receber o benefício.
Para obter informações sobre o Auxílio Brasil, o beneficiário pode realizar uma consulta sobre as datas de pagamento, o valor a ser repassado e a composição das parcelas em dois aplicativos: o app Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o app Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal.
Calendário de janeiro
Vale informar que o calendário do primeiro mês de 2022 ainda não foi divulgado. No entanto, o mecanismo será o mesmo, ou seja, com os créditos do Auxílio Brasil aplicados nos últimos 10 dias úteis do mês. Assim, o beneficiário já pode se planejar e saber quando terá o dinheiro em mãos.
Leia ainda: Vale Gás GARANTIDO! Aprovado crédito de R$ 300 milhões; veja quem recebe e quando