Mensalmente, muitas pessoas tem o Auxílio Brasil bloqueado sem ser notificado. E isso é bastante comum, dado que todos os meses o Governo Federal revê todos os beneficiários. Isso ocorre logo após o governo fazer uma triagem na lista dos cidadãos que recebem os valores. Assim, quem não estiver se adequando aos requisitos de participação perde o programa, que se encerra automaticamente.
Apesar disso, o cancelamento não acontece sempre pelo mesmo motivo. Por isso, você precisa ficar atento aos requisitos para ter o Auxílio Brasil, bem como ficar atento ao seu CadÚnico, que deve ficar sempre atualizado com seus dados mais recentes.
Como funciona a triagem do governo?
Mensalmente, o Governo Federal realiza uma triagem nos dados de todas as pessoas que recebem o Auxílio Brasil. Por isso, qualquer pessoa que passe a não atender aos requisitos é automaticamente excluída. Dessa forma, é importante que você fique atento para não descumprir o regulamento do benefício social.
Isso porque só recebe o Auxílio Brasil quem tem renda familiar mensal per capita no valor de até R$ 100,00, na linha da extrema pobreza, ou quem tem a renda familiar, também mensal e per capita, de até R$ 200,00, na chamada linha da pobreza.
Além disso, as crianças precisam ter frequência mensal escolar de 60% ou mais (para crianças de 4 a 5 anos de idade), ou 75% (para beneficiários de 6 a 21 anos). Ainda, é preciso que a família beneficiária tenha acompanhamento nutricional de crianças com até 7 anos ou acompanhamento pré-natal para gestantes.
Contudo, caso você esteja cumprindo todos os requisitos do Auxílio Brasil, existe outro fator que pode eliminar você do recebimento do benefício. Isso porque os dados são coletados, mensalmente, no CadÚnico e, por isso, é preciso deixar os dados atualizados sempre.
Atualize o CadÚnico para ter o Auxílio Brasil
Outra forma comum de cancelamento do Auxílio Brasil é ter os dados do CadÚnico desatualizados. Isso porque, muitas vezes, o beneficiário esquece de trocar os dados. Por isso, sempre que as informações divergem nos sistemas do Governo Federal, ele bloqueia o pagamento do Auxílio Brasil.
Assim, sempre que algo acontecer, é preciso atualizar os dados. Isso serve para os casos em que algum familiar morre, quando alguém nasce, quando algum familiar começou a trabalhar ou, do contrário, quando alguém perdeu o emprego. Além disso, também é preciso informar ao Governo Federal quando algum parente se mudou para a sua casa ou para outro lugar. Outro fator é quando o filho mudou de escola.
Para saber se, atualmente, você está recebendo o Auxílio Brasil, basta entrar no aplicativo. Lá, basta ir em “consultar valores”. Caso haja valores a receber no mês posterior, é sinal de que você está recebendo. Em caso de dúvida, você pode atualizar os dados a qualquer momento. Apesar disso, especialistas afirmam que o ideal é que você reveja os dados a cada seis meses. Com isso, você nunca esquece de estar em dia com as informações do aplicativo.