Os beneficiários do programa Auxílio Brasil poderão fazer o curso de Microempreendedor Individual (MEI), oferecido pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Cidadania, em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Serão oferecidas 39 mil vagas presenciais.
De acordo com informações do MEC, as inscrições já estão abertas nos institutos federais de Alagoas (IFAL) e do Piauí (IFPI). Em Maceió, 800 vagas foram disponibilizadas. As inscrições para o curso vão até esta quinta-feira (23). Já em Teresina há 300 vagas disponíveis na capital e outras 50 vagas no Campus Teresina Dirceu Arcoverde.
Seleção
O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) realiza, até 2 de janeiro de 2022, seleção para instrutores do curso de MEI e também para o curso de eletricista de sistemas renováveis, do programa Qualifica Mais Energia.
Estão aptos a participar servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Caso as vagas não sejam preenchidas por servidores, elas poderão ser ofertadas a outros membros da comunidade.
Documentos necessários
Para concorrer a uma das vagas, é necessário ter 18 anos ou mais, ensino fundamental completo e preencher corretamente o formulário online.
A escolha para as vagas será feita aleatoriamente por meio de um sistema matemático.
Todas as instituições solicitam um comprovante de residência, de estudos e de recebimento do Auxílio Brasil. A saber, eles deverão ser apresentados no ato de efetivação da matrícula.
Pagamento da segunda parcela do Auxílio Brasil
Nesta quarta-feira (22), os beneficiários do Programa Auxílio Brasil com Número de Identificação Social (NIS) de dígito final 9 recebem o pagamento da segunda parcela pela Caixa Econômica Federal.
A novidade é que para este mês segue aplicado o valor mínimo de R$ 400 para todos aqueles que estão inseridos no programa.
O complemento para permitir o pagamento com o novo valor em dezembro foi possível por conta da Medida Provisória nº 1.076 editada pelo governo, através da qual foi criado o Benefício Extraordinário.
O calendário segue no modelo do antigo Bolsa Família, isto é, com a liberação dos créditos nos 10 últimos dias úteis do mês. No entanto, para este mês, em função do feriado de Natal, os pagamentos vão até o dia 23, com a antecipação de uma semana em relação ao calendário regular.
Com informações da Agência Brasil
Confira também: Apostas da Mega da Virada 2021 já estão liberadas! Conheça a estimativa do prêmio