Você tem ouvido falar sobre a suspensão do consignado do Auxílio Brasil e está em dúvida se é verdade ou mentira? Então este artigo foi feito para você. Afinal, vamos esclarecer essa questão e explicar exatamente o que está acontecendo.
Boa leitura!
Suspensão do consignado do Auxílio Brasil
Vamos para mais uma polêmica envolvendo as ações do programa social. Agora é a vez de vir à tona a suspensão do consignado do Auxílio Brasil e logo de cara é importante te informar que é verdade sim que houve um pedido de cancelamento da modalidade.
No entanto, o consignado ainda segue em operação, pois a solicitação está em análise.
Porém, vale ter atenção, porque pode sim acontecer a suspensão a qualquer momento.
Isso porque o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) pediu para a Corte suspender a concessão do consignado pela Caixa Econômica Federal.
A saber, o pedido foi feito pelo subprocurador Lucas Furtado, que viu indícios de desvio de finalidade e objetivo meramente eleitoral no benefício.
Operação do consignado
De acordo com o pedido, existe risco de prejuízo para a Caixa e para os recursos do Estado.
Então, o procurador pede que “seja adotada medida cautelar determinando à Caixa Econômica Federal que, independentemente de eventuais arranjos legais e infralegais, se abstenha de realizar novos empréstimos consignados para os beneficiários do Auxílio Brasil até que essa Corte de Contas se manifeste definitivamente sobre o assunto”.
Além disso, no despacho, Furtado também pede que o TCU tome medidas para “conhecer e avaliar os procedimentos adotados pela Caixa Econômica Federal para a concessão de empréstimos consignados aos beneficiários do Auxílio Brasil, de modo a impedir sua utilização com finalidade meramente eleitoral e em detrimento das finalidades vinculadas do banco, relativas à proteção da segurança nacional ou ao atendimento de relevante interesse coletivo”.
Leia ainda: CADASTRO ÚNICO: Veja o NOVO prazo para atualização e quem é OBRIGADO a fazer
Condições do empréstimo do Auxílio Brasil na CAIXA
Como mencionado, a modalidade ainda está vigente. Dessa forma, enquanto não se tem novidade a respeito da suspensão do consignado do Auxílio Brasil, as condições oferecidas no banco são:
- Taxa de juros de 3,5% ao mês;
- Valor mínimo da parcela de R$ 15;
- Valor máximo da parcela de R$ 160;
- Limite de 24 parcelas.
Contudo, ao todo são mais 11 instituições que oferecem o consignado. Clique aqui para conhecer todos eles.
Cancelamento do Auxílio Brasil
Um outro ponto de destaque além do pedido de suspensão do consignado do Auxílio Brasil é sobre as críticas feitas à modalidade.
O argumento principal levantado por especialistas é que se o cidadão perder o benefício em questão, deverá honrar o pagamento do consignado até o final das parcelas.
Veja também: CAIXA libera novo grupo para SACAR O FGTS; veja o prazo