A presidente da Caixa, Daniella Marques, promoveu uma coletiva, nesta terça-feira (04), com o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento. Durante a coletiva, eles informaram que foram incluídas mais de 500 mil famílias na lista de beneficiários do Auxílio Brasil neste mês. Dessa forma, o programa de transferência de renda do governo federal atingirá aproximadamente 21,1 milhões de famílias brasileiras.
Nesse sentido, é o 3º mês que o Ministério da Cidadania anuncia o aumento no número de beneficiários. Desde que o Congresso aprovou a PEC que permitia o aumento do Auxílio Brasil, mais de 3 milhões de famílias foram incluídas no programa social. Sendo assim, o programa aumentou em 16,5% em relação à quantidade de beneficiários de julho, quando tinha 18,1 milhões.
Além disso, o governo também elevou de 5,7 milhões para 5,9 milhões o total de famílias que recebem o Auxílio Gás. Neste mês, o benefício, pago a cada dois meses, será de R$112. O valor é definido com base nos dados fornecidos pela Agência Nacional do Petróleo.
De acordo com o ministro da Cidadania, a fila para o Auxílio Brasil foi zerada. “Hoje temos 100% da população brasileira em situação de vulnerabilidade social na faixa da pobreza extrema recebendo Auxílio Brasil”, disse Ronaldo Bento, ministro da Cidadania do governo Bolsonaro.
Antecipação do Calendário do Auxílio Brasil
Nesta última segunda-feira, o governo federal anunciou a antecipação do calendário de pagamentos do Auxílio Brasil para o mês de outubro. Com isso, o programa social do governo federal começará a ser pago a partir do próximo dia 11 de outubro, com os depósitos terminando no próximo dia 25.
Como o Auxílio Gás é pago junto com o Auxílio Brasil, ele será pago seguindo o mesmo calendário, conforme abaixo:
- NIS terminado em 1 – Recebe no dia 11 de outubro;
- NIS terminado em 2 – Recebe no dia 13 de outubro;
- NIS terminado em 3 – Recebe no dia 14 de outubro;
- NIS terminado em 4 – Recebe no dia 17 de outubro;
- NIS terminado em 5 – Recebe no dia 18 de outubro;
- NIS terminado em 6 – Recebe no dia 19 de outubro;
- NIS terminado em 7 – Recebe no dia 20 de outubro;
- NIS terminado em 8 – Recebe no dia 21 de outubro;
- NIS terminado em 9 – Recebe no dia 24 de outubro;
- NIS terminado em 0 – Recebe no dia 25 de outubro.
Empréstimo consignado
Ainda durante a coletiva, a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, afirmou que o banco irá começar a oferecer o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil a partir da segunda quinzena de outubro. “Estamos trabalhando para priorizar o crédito consignado do Auxílio Brasil”, disse a presidente.
Além disso, a presidente afirmou que a instituição tem buscado possibilitar a oferta de juros inferiores aos 3,5% estipulados para o consignado do Auxílio Brasil. Daniella Marques disse que a área de Risco e Governança “está terminando a modelagem” que possibilitará ao banco oferecer o crédito com taxas inferiores ao teto.
“E vamos entrar com conscientização das pessoas para trocarem dívida mais cara por uma mais barata”, disse Daniella, lembrando que terá um limite de R$160 para a contratação do crédito consignado do Auxílio Brasil. Ainda, segundo Daniella, a Caixa Econômica Federal prepara uma oferta de crédito consciente.
Tenho 63 anos de idade não estou trabalhando não tenho nenhuma ajuda do governo. A terceira idade dos 60 aos 65 anos da classe média pra baixo vivem sem renda nenhuma mas serve pra votar são milhões de pessoas precisando de ajuda. Os governantes podem incluir esses idosos no auxílio brasil.