Nesta segunda-feira (20), será retomado o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil, após um final de semana com interrupção do cronograma.
Assim, nesta data, será contemplado o grupo de beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) com dígito final 7.
Vale destacar que os pagamentos deste mês repassam um valor mínimo de R$ 400 a todos aqueles que estão enquadrados no novo programa social.
O aumento foi possível por conta da Medida Provisória nº 1.076 editada pelo governo, através da qual foi criado o Benefício Extraordinário.
Quem tem direito ao Auxílio Brasil?
Podem participar do programa social as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que tenham gestantes, mães que amamentam, crianças, adolescentes e jovens entre 0 e 21 anos incompletos.
Para se candidatar ao benefício, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e tenha atualizado os seus dados cadastrais nos últimos 2 anos.
Vale reforçar que o cadastramento é um pré-requisito, mas não implica a entrada imediata da família no programa. Isso porque, mensalmente o Ministério da Cidadania seleciona as famílias que serão incluídas para receber o benefício.
Quais os requisitos para continuar recebendo o benefício?
Os critérios determinados são:
- Realização do pré-natal;
- Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Acompanhamento do estado nutricional;
- Frequência escolar mínima definida em regulamento;
- Matrícula em estabelecimento de ensino regular para jovens entre 18 a 21 anos.
Como é feito o saque do Auxílio Brasil?
É válido destacar que aqueles que recebiam o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem, terão o mecanismo preservado. Isto é, seguem com os créditos por meio de Poupança Social Digital, e podem movimentar o saldo do Auxílio Brasil pelo aplicativo.
Além disso, os cartões e senhas utilizados anteriormente para o saque do Bolsa Família seguem válidos, e podem ser usados para o recebimento do novo benefício.
Para aqueles que desejam sacar o auxílio, saibam que podem usar os mesmos canais: aplicativo Caixa Tem, terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e as próprias agências da Caixa, que agora seguem o horário de atendimento das 10h às 16h.
Calendário do Auxílio Brasil
Acompanhe a programação de dezembro:
- NIS de final 1 – 10 de dezembro;
- NIS de final 2 – 13 de dezembro;
- NIS de final 3 – 14 de dezembro;
- NIS de final 4 – 15 de dezembro;
- NIS de final 5 – 16 de dezembro;
- NIS de final 6 – 17 de dezembro;
- NIS de final 7 – 20 de dezembro;
- NIS de final 8 – 21 de dezembro;
- NIS de final 9 – 22 de dezembro;
- NIS de final 0 – 23 de dezembro.
Veja também: Como consultar o saldo do Auxílio Brasil pelo aplicativo? Veja aqui