O autoexame de mama deve ser realizado por todas as mulheres a partir dos 20 anos de idade, ou seja, quantos antes melhor para buscar um diagnóstico precoce. Afinal, quando se descobre tumor nos seios no início, o tratamento é menos agressivo e aumenta as chances de cura.
Hoje em dia, mais de 80% das mulheres descobrem sozinhas o câncer de mama devido ao autoexame. Por isso, confira neste post, o que é fundamental saber sobre o autoexame, quando realiza-lo e transforme esse cuidado em uma rotina na sua vida.
Como e quando realizar o autoexame de mama
Esse é o segundo câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo e perde apenas para o melanoma que é o de pele. Hoje em dia, cerca de 28% dos casos dessa doenças que surgem correspondem a esse tipo de tumor (dados em 2021). A estimativa média de diagnóstico é de até 70 mil casos por ano, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Muito pouco comum antes dos 35 anos de idade, o risco de desenvolver uma neoplasia aumenta conforme os anos vão se passando, especialmente depois dos 50 anos de idade. No entanto, é importante lembrar que, apesar das mulheres serem quase a totalidade das pessoas afetadas, 1% dos casos também acontecem entre os homens.
Quando fazer o autoexame
O autoexame desse ser feito no 7º dia do ciclo, já para as mulheres que estão na menopausa, deve ser escolhido um dia no mês para fazer o autoexame.
Como fazer o autoexame de mama
Com a chegada da campanha Outubro Rosa, é muito comum encontrar mulheres que desejam saber como fazer o autoexame de mama. Pensando nelas, preparamos um passo a passo para facilitar a vida de quem nunca fez esse teste. Confira:
Olhe em frente ao espelho
O primeiro passo para fazer o autoexame de mama é a observação em frente ao espelho, portanto, tire a blusa e fique de frente para seu reflexo com as mãos na cintura. Depois disso, veja o tamanho, o formato e o contorno dos seios. Por fim, veja se existem alterações na pele dos seios, nas aréolas e nos mamilos.
Além disso, note se o sutiã deixa marcas em apenas um dos seios, já que isso indica inchaço. E finalize deixando os braços soltos ao lado do corpo e note as mamas mais uma vez. Erga os braços e veja se existem quaisquer alterações.
Apalpe no chuveiro
Depois de olhar bem e analisar quaisquer anormalidades, apalpe as mamas no chuveiro com a coluna ereta colocando a mão esquerda na nuca com o cotovelo apontado para o alto. Desse modo, basta passar a mão direita pelo seio esquerdo e, com a ponta dos dedos, você deve fazer movimentos circulares firmemente, porém sem causar dor.
Durante esses movimentos, você deve notar se existem regiões mais inchadas ou que tenham qualquer caroço estranho. O mesmo vale na hora de apalpar as axilas. Para finalizar seu autoexame de mama, faça pressão no mamilo para notar se existe um líquido saindo de seu interior.
Agora que você aprendeu como fazer o autoexame, crie esse hábito, e caso note alguma alteração nas suas mamas agente uma consulta com o seu médico.