A auto sabotagem é caracterizada quando você mesmo impede a execução de um objetivo ou projeto seu. Ou quando você mesmo cria situações conflituosas em relacionamentos, por exemplo. Ou, ainda, quando você, por se julgar incapaz, não realiza pequenas tarefas no dia a dia.
Livros que você que tem ansiedade deve ler para compreendê-la melhor
Na verdade, ela está presente sempre que você estraga, de forma consciente ou inconsciente, alguma coisa que seria positiva na sua vida. Dessa forma, veja como parar de praticar a auto sabotagem para atingir o que você quer, e pode, na sua vida!
Identifique os seus padrões
Geralmente, uma pessoa que pratica auto sabotagem tem alguns padrões, que sempre aparecem na vida dela. Por exemplo, todos os namoros acabaram por traição. Ou todos tinham algum defeito grave e imperdoável. Outro exemplo, no âmbito profissional, é que, em todos os empregos, as pessoas faltavam com ela em termos de cordialidade e coleguismo.
E isso fez com que ela mudasse de emprego várias vezes, sempre para dar de cara com a mesma situação. Pare, e pense. Se você se depara sempre com os mesmos problemas, independente de onde você esteja, ou com quem você esteja, talvez o problema seja você.
Por isso, analise onde você erra com as pessoas e considere uma mudança de comportamento. Quando tudo no mundo a nossa volta está errado, é provável que nós mesmos estejamos provocando esses erros. Mesmo que, de primeira, você não consiga identificar onde erra, tente mudar suas posturas, para fazer o teste!
6 motivos imperdíveis para você praticar atividades físicas diariamente
Encare o que está dando errado
A pessoa que pratica auto sabotagem, geralmente desiste fácil das coisas. Já que tudo está dando errado mesmo, ela não vê motivos para se esforçar naquilo. Faça o oposto. Antes de desistir de uma situação, tente resolvê-la. Dialogue com o namorado(a) com quem você quer terminar e dê a ele uma chance de mudar. Tente compreender o colega de trabalho que vive de cara fechada, e ser empático(a) com ele. Ele pode ter problemas, os quais você nem imagina. Apenas, não desista das situações antes de dar tudo de si para que elas deem certo.
Pratique o autoconhecimento
Saiba como você funciona e o porquê de você buscar sempre os mesmos padrões de relacionamentos, ou na sua vida profissional. Pode ser que você tenha crenças limitadoras, advindas ou não, do senso comum, que te impedem de seguir em uma determinada direção.
Por exemplo, se você veio de um lar onde os seus pais terminaram por causa de uma traição, a tendência é você achar que os relacionamentos não dão certo. E assim, você trará esses padrões para o seus relacionamentos. Você buscará, de forma inconsciente, por pessoas que reforcem essa crença.
Por isso, entenda o que você acredita a respeito da vida e do mundo, e livre-se das crenças que te impedem de ser uma pessoa mais feliz e mais realizada.
Autoconfiança: dicas para trabalhar a sua e se tornar mais confiante