A disparada do aumento do combustível não é uma notícia ruim para todos. Afinal, os distribuidores estão bem satisfeitos com essa elevação de preço. Com a retomada da economia, as vendas subiram e, consequentemente, os lucros também!
A Empresa de Pesquisa Energética, EPE, estatal do governo federal, projeta que o Brasil vai fechar esse ano com crescimento de 7,6% na venda de óleo diesel, 7,9% de gasolina e 23% no combustível que é usado na aviação. As comparações foram feitas com base nos números de 2020.
Em contrapartida, o etanol hidratado e o GLP devem terminar 2021 vendendo menos. Portanto, essa é a explicação para a disparada do preço do etanol nas bombas. Continue acompanhando e saiba mais sobre o aumento do combustível.
Lucro da maior distribuidora do Brasil
A Vibra, antiga BR, é a maior distribuidora de combustíveis do país. No primeiro trimestre deste ano teve um lucro líquido de 78,5% se comparado a 2020. O faturamento chegou a R$598 milhões.
Em relação ao trimestre anterior, houve ganho de 56,5%. A companhia foi privatizada em 2019, em uma das primeiras ações do governo do presidente Jair Bolsonaro.
Segundo a Vibra, que detém 29,1% de participação no mercado, o período de junho a setembro teve 16,6% mais vendas que de abril a maio. Sendo assim, foram 10,3 bilhões de litros de combustíveis comercializados.
Na comparação anual, houve 9% mais vendas que em 2020. Mas os principais destaques foram o óleo combustível, usado em usinas térmicas, que teve aumento de 231%, e o QAV, da aviação.
Nos postos de gasolina, a procura por diesel foi 7% maior, enquanto a gasolina e o etanol foram 6% mais comercializados. Isso explica que o aumento do combustível é ruim para uns, mas para outros nem tanto.
O motivo do crescimento das vendas, mesmo com o aumento do combustível
De acordo com a avaliação do EPE, “o mercado brasileiro de combustíveis segue a sua trajetória de recuperação, mantendo-se acima dos níveis pré-pandemia desde junho de 2021″.
A empresa responsável pelos dados de energia divulgou também que o diesel teve papel fundamental na elevação das vendas. Portanto, isso explica o “forte desempenho do setor agropecuário, da mineração e do comércio eletrônico”.
Segundo a EPE, a justificativa para a queda na venda de etanol é que o “bom momento do açúcar no mercado internacional” e a queda na produção de cana-de-açúcar por causa de geadas ou da falta de chuvas têm dificultado a chegada do produto aos postos do Brasil.
Para 2022, a estatal acredita que a evolução da retomada da atividade econômica vai aumentar em 1% o uso de óleo diesel e 1,1% o de gasolina. Mas após a baixa em 2021, o etanol deve vender 6,7% mais.
Sendo assim, o brasileiro pode preparar o bolso para o aumento do combustível. Afinal, ele não tem previsão de regredir no valor. O ideal que é você tenha uma reserva somente para o combustível. Assim você não corre o risco de não abastecer.