Levantamento indica que diversas famílias ainda não o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), um dos requisitos para o recebimento do Auxílio Brasil, benefício que deve voltar a se chamar Bolsa Família a partir de 2023, sob o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Desse modo, tais beneficiários do programa que ainda não fizeram a atualização do Cadastro Único têm somente até esta sexta-feira (11), para realizar o recadastramento e não correr o risco de ter o Auxílio Brasil suspenso no ano que vem.
Atualização do Cadastro Único
Vale destacar que a princípio, o prazo para atualização do Cadastro Único terminaria no dia 14 de outubro, no entanto, foi prorrogado pelo Ministério da Cidadania por mais 30 dias.
A saber, além de ser um requisito para o recebimento do Auxílio Brasil, o registro no CadÚnico também é utilizado para outros programas, tais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Vale Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Carteira do Idoso e o Programa Casa Verde e Amarela.
Assim sendo, os beneficiários desses programas precisam atualizar o CadÚnico a cada dois anos ou sempre que apresentarem alterações em suas informações de cadastro.
Qual grupo tem o prazo vencendo?
São aqueles que estão dentro do processo de Revisão Cadastral no CadÚnico, ou seja, sem atualizações a 2 anos.
Contudo, é importante ressaltar que devido aos impactos da pandemia de covid-19, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral.
Então, neste ano, apenas as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único.
As famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.
Confira ainda: Veja o passo a passo para CADASTRAR o aplicativo CAIXA TEM
Como providenciar a atualização do Cadastro Único?
Para realizar a atualização cadastral o beneficiário poderá acessar o aplicativo do CadÚnico e, caso as informações não tenham sido alteradas, o beneficiário poderá apenas fazer a confirmação das informações já existentes pelo aplicativo.
No entanto, caso haja alguma alteração que precise ser feita, então será necessário que o beneficiário compareça ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da cidade.
Veja também: Fato ou Fake? Quem não responder o Censo 2022 vai perder o Auxílio Brasil?