O aplicativo Meu INSS da Previdência Social foi atualizado e agora possui novas ferramentas para ajudar os segurados.
Lembrando que essa plataforma reúne informações sobre os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Veja tudo o que mudou no app a seguir.
Mudanças no Meu INSS
Agora, o Meu INSS mostrará aos segurados as taxas de juros para empréstimos consignados, cartões de crédito e cartões de crédito consignados.
Entretanto, apesar da divulgação, ainda não há uma data oficial para a implementação dessas novas funcionalidades.
Desse modo, os novos serviços do Meu INSS serão implementados após a aprovação de duas resoluções pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), que recomendam maior transparência nos dados relacionados às operações de empréstimo consignado.
Nesse sentido, em um dos documentos, o órgão recomenda que o aplicativo forneça as taxas de juros, além do número do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou Central de Atendimento (CAC).
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Outras informações financeiras
O Conselho também orienta bancos e instituições financeiras a fornecerem informações específicas ao INSS e à Dataprev sobre as operações destinadas a aposentados e pensionistas.
Assim, são elas:
- Taxas de juros mensal e anual;
- Custo Efetivo Total;
- Data do primeiro desconto;
- Valores do imposto sobre operações e dos recursos pagos a título de dívida (saldo devedor original) quando a contratação for resultado de portabilidade ou refinanciamento;
- Informação diária das taxas oferecidas para novas operações.
Ademais, acredita-se que o instituto publicará um novo documento normativo ainda esta semana. Assim, este documento estabelecerá um prazo específico para que as instituições financeiras se ajustem à nova regra.
Enquanto isso, a segunda resolução, direcionada ao Banco Central (BC), recomenda que o órgão divulgue as taxas médias praticadas pelas instituições financeiras em um prazo mais curto do que os atuais 15 dias.
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O que é disponibilizado no app Meu INSS?
Por meio do Meu INSS, os segurados podem enviar documentos, como atestados médicos, escaneados ou fotografados, facilitando o processo.
Para fazer isso, basta entrar no aplicativo, selecionar “Agendar Perícia” e, em seguida, escolher “Perícia Inicial”. Quando aparecer a pergunta “Você possui atestado médico?”, o usuário deve responder “sim” e anexar o documento correspondente.
A seguir, confira a lista com alguns serviços disponibilizados no aplicativo:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Salário maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Seguro-desemprego do pescador artesanal;
- Benefícios assistenciais;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Alterar local ou forma de pagamento;
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
- Solicitar pagamento de benefício não recebido;
- Recurso e revisão, entre outros.
Ademais, vale lembrar que, ao solicitar qualquer um dos serviços mencionados acima, o usuário pode acompanhar todas as etapas do processo.
Para isso, ele só precisa salvar o protocolo de requerimento, que também pode ser fornecido tanto no site ou aplicativo quanto na Central de Atendimento 135.
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