Após atos racistas contra Vini Jr em jogo, a Câmara dos Deputados aprova moções de repúdio à Federação Espanhola de Futebol. Assim, o deputado Danilo Forte (União-CE) bem como o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) são dois dos autores destas moções.
Para saber mais sobre os atos de repúdio que a Câmara dos Deputados realizou, continue conosco na leitura até o final.
Atos racistas contra Vini Jr
Desde 2021, o jogador do Real Madrid, Vinicius Junior, vem sofrendo ataques racistas frequentemente nos estádios da Espanha. No entanto, esta situação tomou uma proporção maior com o episódio do jogo entre Valencia e Real Madrid. Isso porque uma parte das pessoas que assistiam ao jogo no estádio Mestalla, começaram a chamar o jogador de “macaco”.
Dessa forma, o episódio paralisou o jogo e o sistema de som do estádio comunicou que só retomariam a partida se os xingamentos fossem cessados.
Logo depois, em meio a uma outra confusão, o jogador Hugo Duro deu um mata-leão em Vini Jr. Este por sua vez, acertou o rosto do adversário para se livrar. Na hora de avaliar a situação, o VAR mostrou apenas a parte do Vinicius Jr. e expulsou o jogador brasileiro. Todavia, esta ação do VAR recebeu punição. A saber, ele foi demitido e a federação espanhola cancelou a expulsão.
Câmara dos deputados reage em relação aos atos racistas contra Vini Jr
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, parabenizou os demais deputados pela atitude a fim de evitar preconceitos e quaisquer atitudes discriminatórias. Assim, afirmou também que enviará as 11 moções de repúdio aos órgãos que possuem a competência de analisar o fato.
O deputado Danilo Forte disse que deseja, com a proposta, prestar apoio ao jogador brasileiro do Real Madrid, Vini Jr. Assim como deseja buscar uma sociedade mais justa.
Além disso, outros deputados, como Fábio Garcia (União-MT), também autor de um dos atos de repúdio, se posicionaram. Fábio Garcia destacou que tanto os atos das pessoas que estavam torcendo quanto os do presidente da Liga, são inadmissíveis.
A deputada Dandara (PT-MG), por sua vez, ressaltou a importância de retomar os trabalhos acerca do racismo e do esporte. Assim também o deputado Abilio Brunini (PL-MT) citou que a Câmara deve se unir, para juntos, mostrarem-se contra às situações de racismo na Espanha.
O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), a fim de levantar a importância da indignação de todos os cidadãos diante do racismo, citou a famosa frase “Não basta não ser racista, tem que ser antirracista”.
Polícia espanhola pune envolvidos
A polícia espanhola prendeu três torcedores que participaram do jogo do Real Madrid contra o Valencia e praticaram racismo chamando o jogador de “macaco”. No entanto, a polícia os liberou após prestarem depoimento. Outras quatro pessoas foram presas por simularem enforcamento com um boneco usando a camiseta do jogador brasileiro. A saber, estes também já receberam a liberação. Porém isso ocorreu após o pagamento da fiança, assim como a justiça determinou algumas medidas que eles devem cumprir. Por exemplo, não se aproximar nem realizar a comunicação com o jogador.
Em sua opinião, as moções de repúdio na Câmara dos Deputados, têm algum efeito sobre os atos racistas contra Vini Jr? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.